Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
16 de Dezembro de 2018
Pesquisa Search
Notícias / Histórico de Notícias
Academia de Marinha visita «O Acervo de Gago Coutinho no IICT»

Ver fotografias

 

No passado dia 15 de Outubro, um grupo de sócios da Academia de Marinha deslocou-se ao Instituto de Investigação Científica Tropical para visitar a Mostra O Acervo de Gago Coutinho no IICT, patente ao público no Centro de Documentação e Informação (CDI), Palácio dos Condes da Calheta, desde 2 de Junho de 2009. Esta exposição foi inaugurada por ocasião da realização da Mesa Redonda intitulada “O Acervo de Gago Coutinho na Sociedade de Geografia de Lisboa e no IICT”, apresentada pelo Professor Jorge Braga de Macedo, Presidente do IICT, moderada por Rui Costa Pinto, da SGL e que contou com as apresentações de Manuela Cantinho, Maria João Soares, Maria Manuel Torrão e Paula Santos, todas do IICT.


A visita dos membros da Academia de Marinha, organizada pelo Professor Doutor Francisco Contente Domingues (professor associado da Faculdade de Letras da UL e sócio da referida Academia) contou com a presença do Presidente da Academia, Almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias e cerca de mais 25 académicos.

 

Os visitantes foram recebidos pelas responsáveis pela Mostra, as investigadoras Maria Manuel Torrão, Paula Santos e Maria João Soares e pelo director do Centro de História (HIST) Victor Gaspar Rodrigues. De salientar o importante apoio dado à visita pela Directora do CDI, Branca Moriés, todos os funcionários desta Unidade, bem como os membros do secretariado do Departamento de Ciências Humanas, Teresa Vilela e Sandra Melro.


Após as saudações iniciais, o responsável do HIST abriu a Sessão com uma breve apresentação das actividades científicas e de divulgação do IICT, particularmente as realizadas pelo Centro que dirige, realçando as interacções com outras unidades do Instituto, nomeadamente com o Arquivo Histórico Ultramarino e com o Departamento de Ciências Naturais/Centro de Geoinformação para o Desenvolvimento. Seguiu-se uma apresentação em power point na qual Maria João Soares fez uma breve síntese da vida de Gago Coutinho; Paula Santos descreveu os vários trabalhos geodésicos em que este ilustre geógrafo esteve envolvido e os testemunhos materiais que deixou no IICT dessas actividades; e, por fim, Maria Manuel Torrão apresentou uma resenha da acção de Gago Coutinho enquanto Presidente da Comissão de Cartografia, demonstrada e confirmada pelos muitos documentos e livros que se podem encontrar neste Instituto, particularmente no AHU e no CDI, e que retratam esta fase da sua vida, que se designou de “geógrafo de gabinete”.
 

No final da apresentação, o Presidente da Academia de Marinha fez questão de mencionar que, em Fevereiro de 1959, fora um dos cadetes da Marinha que fizera guarda à urna de Gago Coutinho durante o seu velório, salientando que apesar de ser Almirante, Gago Coutinho fez questão de ser enterrado com o seu fato de geógrafo, o que atesta bem o seu amor por esta faceta bem preenchida da sua vida.


Seguiu-se a visita à Mostra, orientada pelas organizadoras e complementada com as informações do Roteiro da Exposição , previamente distribuído a todos os visitantes da Academia de Marinha. Curiosamente alguns dos participantes encontraram nomes conhecidos nos documentos expostos, apreciaram os mapas, deliciaram-se com as fotografias, espantaram-se com os minuciosos registos efectuados pelo punho de Gago Coutinho nas cadernetas de campo e admiraram os pesados e majestosos instrumentos geodésicos que era preciso transportar para realizar correctamente os levantamentos geodésicos em campo.
 

Todos os visitantes manifestaram o seu desconhecimento de tão rico acervo de Gago Coutinho no IICT e salientaram o bom estado de conservação em que se encontra. No final, imperava um sentimento geral de satisfação por terem conhecido melhor uma faceta tão importante da sua actividade, a de geógrafo.


No ano em se comemoram os 140 anos do nascimento de Carlos Viegas de Gago Coutinho e os 50 anos da sua morte, o Instituto de Investigação Científica Tropical, continua a assinalar a data, através desta Mostra exposta no CDI, que já esteve também patente ao público no Centro Científico e Cultural de Macau durante o I Encontro de História da Ciência em Julho de 2009 , prestando-lhe, assim a sua homenagem.

 

Visita da Academia de Marinha à mostra «O ACERVO DE GAGO COUTINHO NO IICT»Visita da Academia de Marinha à mostra «O ACERVO DE GAGO COUTINHO NO IICT»Visita da Academia de Marinha à mostra «O ACERVO DE GAGO COUTINHO NO IICT»
Victor Rodrigues abrindo a sessãoMaria Manuel Torrão apresenta actividades de Gago CoutinhoAlmirante Nuno Gonçalo Vieira Matias recordando Gago Coutinho
Visita da Academia de Marinha à mostra «O ACERVO DE GAGO COUTINHO NO IICT»Visita da Academia de Marinha à mostra «O ACERVO DE GAGO COUTINHO NO IICT»Visita da Academia de Marinha à mostra «O ACERVO DE GAGO COUTINHO NO IICT»
 Visita à mostra  

 

Voltar ao início 

2009-10-29
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt