Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
23 de Julho de 2017
Pesquisa Search
Notícias / Histórico de Notícias
Conferência: Na Bahia, a arte da língua de Angola

 

VIII ciclo conferências

 

 

Conferência: Na Bahia, a arte da língua de Angola
5 de Junho, pelas 17.30 horas
Conferencista: Ivana Stolze Lima (Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro)
Comentador: Carlos Almeida (IICT-AHU)
 
 Modo de lavar os Diamantes

“Modo de lavar os Diamantes”, ca. 1775

Arquivo Histórico Ultramarino, Iconografia Manuscrita

A conferência trata da obra Arte da Língua de Angola, publicada em Lisboa, em 1697, e elaborada pelo jesuíta Pedro Dias, que viveu no Brasil grande parte de sua vida. Considerada a primeira gramática do quimbundo, a análise da obra permite reflectir sobre a importância do domínio linguístico na construção da ordem escravista, bem como sobre as possibilidades de formação de vínculos sociais e comunitários em torno das línguas africanas no Brasil.
 Ivana Stolze Lima é doutorada em História pela Universidade Federal Fluminense e fez um pós-doutoramento no Programa de Estudos Africanos da Northwestern University. É autora de Cores, marcas e falas: sentidos de mestiçagem no Império do Brasil (2003) e organizadora de História Social da Língua Nacional (2008). É pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, onde desenvolve o projeto Língua Nacional, Voz Escrava, com o objectivo de proceder a um amplo levantamento sobre a dimensão linguística da história da escravidão africana no Brasil. Além da relação entre a escravidão e a história da língua portuguesa no país, a pesquisadora tem-se dedicado ao estudo do contributo das políticas linguísticas para a construção da ordem escravista, bem como ao conhecimento e registo das línguas africanas no Brasil. A pesquisadora recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq).
 
Sala do Brasil (AHU), Calçada da Boa-Hora, nº 30, Lisboa
Informações: ahu@iict.pt tel.: 213616330
 

 

2014-05-26
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt