Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
17 de Novembro de 2018
Pesquisa Search
Vídeos
Rede de Investigação e Desenvolvimento da CPLP está on-line
Para fazer download do Flash Player, clique aqui.

Realização: Manuel António Silva

Data: 2009

Produção: TV Ciência on-line

Suporte original: DVCAM

Duração: 12' 28''

Sinopse:

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) cria plataforma on-line para troca de conhecimento científico entre investigadores, instituições científicas e empresas no espaço da Comunidade.

Contextualização:

Está já disponível a Plataforma que sustenta a Rede de Investigação e Desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com a plataforma, a Comunidade pretende dar um passo decisivo para a cooperação científica, a transferência de conhecimento e o desenvolvimento tecnológico.

 

«A ideia é congregar nesta plataforma, que tem o aspecto de portal, toda a informação sobre investigação e desenvolvimento das actividades que decorrem nos países da CPLP. E, portanto, podemos encontrar aqui informação sobre instituições de investigação, instituições onde se apliquem conceitos de desenvolvimento, investigadores e actividades e projectos, concretamente desenvolvidos quer por essas instituições quer pelos investigadores nelas envolvidos», explica Rui Figueira, Investigador auxiliar do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT).

 

O objectivo é que os investigadores, as instituições e as empresas encontrem num único local, os instrumentos informativos sobre as actividades científicas na CPLP.

 

«Temos também a ideia de conseguir, nesta plataforma, ter um ponto de fácil acesso para todos os interessados em Investigação e Desenvolvimento (I&D), no âmbito da CPLP. E com isso a disponibilização de informação sobre eventos relacionados com workshops, oportunidades de financiamento, Congressos do ponto de vista científico que venham a decorrer. Serão todos compilados e disponibilizados através da plataforma», afirma o investigador do IICT.

 

A plataforma vai dar a conhecer os instrumentos financeiros institucionais para o desenvolvimento das actividades de investigação científica. «Inclusivamente, estamos a falar também de linhas de financiamento que possam vir de organização internacionais para certos tipos de investigação, que por vezes nos países nem todos os investigadores têm acesso a essa informação. Não estou a dizer que há um desconhecimento, a questão é que não está ao seu alcance saberem», afirma Mário Mendão, Responsável Jurídico pelo Secretariado Executivo da CPLP e adianta que «esta ferramenta tenta dar uma certa solução ou ajudar a contribuir para que a informação chegue com mais facilidade às pessoas que querem desenvolver projectos, que querem participar».

 

Utilizando a Internet, a CPLP pode vir a reforçar a actuação nas políticas de Ciência e Tecnologia. «Esta plataforma é mais um dos exemplos, através dos quais, a CPLP tem tentado diversificar a sua actuação. No sentido em que há grandes dificuldades, face à dispersão geográfica dos Estados-membros, de que eles cooperem directamente. Há um certo afastamento, a geografia diz isso e a língua como vantagem não é tudo. Ou seja, ferramentas como esta são úteis para que investigadores, entidades ligadas à investigação e desenvolvimento e mesmo os próprios privados fiquem em par do que é que se está a fazer, no que é que é possível participar e havendo uma ferramenta como esta, havendo a disponibilização da informação na internet, será muito fácil para estas pessoas, independentemente da área (pode vir do meio académico mas pode vir do privado) saber o que é que se está a fazer em termos de investigação nos países da CPLP e participar», afirma Mário Mendão.

 

A plataforma electrónica é aberta à participação de todos os investigadores para descrição dos projectos. «Os investigadores e os responsáveis pelas instituições terão formulários de acesso onde poderão colocar informação que lhes é pedida, num formulário bastante simples, sobre as actividades que desenvolve ou das instituições em que estão inseridos. E, portanto, submetendo essa informação como utilizadores no site, depois será imediatamente colocado on-line. Uma colocação na base de dados que suporta toda a plataforma», explica Rui Figueira.

 

A utilização da língua portuguesa na plataforma é uma estratégia que vai fortalecer a transferência de conhecimento em todos os países da CPLP. «Mas podemos já ver neste momento que ainda é incipiente, acabou de ser lançado hoje (25 de Setembro de 2009) a iniciativa, que já temos alguns Estados-membros a oferecer informação, a quererem se ligar, a disponibilizar-se para criar condições para que todos possam de futuro beneficiar da ferramenta e haja mais iniciativas de C&T na CPLP, sabendo nós de antemão que há muitas pessoas interessadas em trabalhar nesta área – investigadores e académicos – que por vezes não o fazem num conceito da CPLP porque uma ferramenta como esta não existia no passado. Assim, as pessoas vão saber essa informação, quais são os projectos, quais são as linhas de financiamento, quais são os Ministérios envolvidos, quais são os privados envolvidos e poderão inclusivamente académicos trabalhar conjuntamente. Agora abre-se um mundo de possibilidades porque as pessoas vão ter acesso a informação num contexto de CPLP. É claro que a língua portuguesa não fica completamente afastada desta iniciativa porque a vantagem e a razão de ser, de se unirem nesta plataforma é o facto de todos eles falarão português», refere Mário Mendão.

 

A plataforma agora acessível vem concretizar uma decisão dos Ministros da Ciência e Tecnologia da CPLP, tendo o IICT dado um impulso necessário ao desenvolvimento.

 

«Foi o elo de ligação, a instituição que tinha o conhecimento científico, que tornou possível que a plataforma acontecesse. No futuro, também a CPLP, o Secretário Executivo, vê também o IICT como um parceiro nesta área como noutras, porque acaba por ser a entidade em Portugal que reúne mais informação sobre a investigação científica na área tropical», afirma Responsável Jurídico pelo Secretariado Executivo da CPLP.

 

Estão criadas as condições para que a plataforma se transforme num instrumento de cooperação entre as instituições e os investigadores. «O IICT é um grande facilitador, isto pela natureza da instituição que é, onde o conhecimento científico é muito aprofundado e conhecimento científico que alarga, naturalmente, às áreas tropicais. Neste momento tem uma grande responsabilidade de colocar disponível informação sobre a I&D que tem desenvolvido. Pretendemos também com isto que o IICT possa também participar nas próprias redes que vão existir, mas isso dependerá também da participação dos próprios investigadores e dos próprios facilitadores que existem dentro do IICT, da mesma forma que, esperamos ter o mesmo tipo de contribuição de outros investigadores e de outras instituições», afirma o investigador Rui Figueira.

 

A plataforma está acessível via internet em www.idcplp.net.

© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt