Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
23 de Abril de 2017
Pesquisa Search
Vídeos
Filmes científicos | Documentários | Reportagens | Conferências | Entrevistas | Todos
  • A investigadora Maria José Silva apresenta vantagens da planta da Purgueira e contextualiza os usos da mesma para a produção de biocombistível.

    ver mais
  • A União Europeia precisa, até 2020, de mais um milhão de investigadores. Esta falta de investigadores na Europa levou a Comissão Europeia a lançar uma campanha específica para atrair mais jovens mulheres para a ciência.

    ver mais
  • Portugal e República Popular da China reforçam cooperação em ciência, tecnologia e inovação em áreas como as energias renováveis, nanotecnologia e biotecnologia. Os dois países apostam ainda na transferência de tecnologia e no empreendedorismo.

    ver mais
  • São 1200 os alunos que em 2012 estão a frequentar Estágios ‘Ciência Viva no Laboratório a decorrer em 90 instituições científicas por todo o país. Este ano, uma das áreas em foco é a investigação científica em contexto empresarial, com a adesão de empresas como a Siemens.

    ver mais
  • Abertura do Instituto de Nanotecnologia em Braga a outros Estados-membros europeus, reforço da cooperação em I&D&I para captação de fundos europeus e promoção do ensino das línguas portuguesa e espanhola são algumas das decisões tomadas na XXV Cimeira Luso-espanhola.

    ver mais
  • Embaixadora de Cabo Verde em Portugal refere que os cientistas portugueses têm dado um grande contributo para o desenvolvimento do país e para a cooperação com Portugal.

    ver mais
  • História, recursos naturais, saúde e mesmo a atual situação militar na Guiné-Bissau, reúnem em Lisboa cientistas portugueses e estrangeiros em Colóquio Internacional sobre Cabo Verde e Guiné-Bissau - Percursos do Saber e da Ciência.

    ver mais
  • Investigadores portugueses divulgam estudos científicos sobre plantas tropicais utilizadas na medicina tradicional. O workshop promovido pela AITECOEIRAS pretende reforçar cluster de tecnologias tropicais para aumentar a internacionalização das empresas e centros de ciência de Oeiras.

    ver mais
  • Em vários países decorre o Fascination of Plants Day, uma iniciativa da European Plant Science Organisation (EPSO) e cientistas e outros estudiosos de centenas de instituições chamam a atenção do público para o fascínio das plantas.
     
    Um fascínio que em muitos casos advêm das várias utilidades que as plantas têm vindo a ter ao longo da história quer em produtos alimentares, ornamentais ou medicinais.

    O dia para olharmos para as plantas de outro modo pretende também chamar a atenção da importância da investigação científica que se realiza para uma melhoria da agricultura e produção sustentável de alimentos, horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. Para além disso, é também de destacado o papel que as plantas desempenham na conservação do meio ambiente.

    Em Portugal são várias as instituições de investigação, universidades, jardins botânicos e museus que aderiram ao Fascination of Plants Day, e durante todo o dia vão decorrer as mais variadas atividades e nas quais estão todos convidados a participar. Em Lisboa, o Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) organiza a iniciativa À Descoberta das Plantas Tropicais que vai decorrer no Jardim Botânico Tropical e onde será possível participar em Ateliers, visitar exposições, fazer um piquenique no Jardim ao som de música eletróncia e conhecer o ‘Percurso de Plantas com História’.

    O IICT, através do Centro Eco-Bio associa-se ainda à iniciativa em cooperação com outras instituições de investigação do Campus de Oeiras, para dar a conhecer a Exposição guiada de plantas de Moçambique e derivados, onde se poderá observar fotografias, painéis e vídeos, com o objetivo de ficar a conhecer as diversas potencialidades das plantas tropicais para alimentação, saúde, habitação, energia, artesanato, mitos e crenças. Ainda no âmbito da cooperação do Campus de Oeiras, onde participam o IICT, o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) e o Instituto Nacional de Recursos Biológicos (INRB), a iniciativa Aqui há Planta convida o público a participar em vários roteiros que decorrerão ao longo do dia na Estação Agronómica Nacional.

    Também no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, a Agência Ciência Viva vai comemorar o Fascination of Plants Daycom a apresentação de várias iniciativas, como por exemplo, o Biosfera - Art&Science, do artista Joaquin Fargas. Um projeto que, através da arte, visa incentivar a compreensão da natureza para que melhor se saiba valorizá-la e preservá-la.

    Porto, Évora, Coimbra, Beja, Castelo Branco, Vila Nova da Gaia, Horta, Alverca, Almada, Faro ou Minho, são várias as cidades onde as mais diversas iniciativas vão decorrer no âmbito do Fascination of Plants Day .
    ver mais
  • Cavaco Silva reúne com empresários portugueses que ocupam lugares de sucesso em empresas estrangeiras para identificar soluções que ajudem Portugal a ultrapassar crise económica.

    ver mais
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt