Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
17 de Novembro de 2018
Pesquisa Search
Sociedades no Desenvolvimento
2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 
Apresentação | Equipa | Parceiros | Financiamento | Lista de Actividades |  Projectos(IICT coordenador) |  Projectos(IICT participante) |  Outros Indicadores | Outras Actividades | Lista de Publicações | Formação e Capacitação | Missões de Serviço | Formação Recebida |  Ir para páginas da unidade

Departamento: Ciências Humanas
Unidade : Programa de Desenvolvimento Global
Responsável: Jorge Braga de Macedo / Vítor Rosado Marques
Morada: Rua João de Barros, 27, 1300-319 Lisboa
Contactos: des-h@iict.pt / vrosadomarques@iict.pt
Tel. 21 364 27 32/29; 21 360 05 86/80/81/82; Fax: 21 363 42 38

Apresentação:

O Programa de Desenvolvimento Global (DES) promove a interdisciplinaridade entre as áreas da Antropologia e Sociologia, Biologia Humana e Nutrição e Socioeconomia e Política, centrando as suas actividades na óptica do desenvolvimento sustentável nos países da CPLP, assim como noutros contextos e junto das respectivas diásporas, em particular as residentes em Portugal.
Contribuiu, com a sua actividade científica, para a prossecução dos ODM através do estabelecimento de políticas e programas que visam a interacção entre a globalização e a governação a todos os níveis, a promoção da saúde pública, a redução da pobreza e das desigualdades sociais e o desenvolvimento sustentável, em parceria com instituições congéneres nacionais e estrangeiras.
No âmbito da abertura do IICT a entidades externas o DES estabeleceu um protocolo de cooperação com o Centro de Globalização e Governação (CG&G) da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, tendo em vista a melhoria do conhecimento e a prática da governação privada e pública, a nível nacional e internacional, especialmente nos países da CPLP.
Realizou-se uma recolha de dados, tanto de natureza arquivística como entrevistas, sobre a questão da tributação e as políticas fiscais nas antigas colónias portugueses em África, com o fim de verificar a metodologia e impacto do sistema de arrolamento e cobrança, a evolução das receitas e as relações entre a administração e as populações, cujos resultados preliminares foram apresentados num colóquio internacional.
Os investigadores e técnicos do DES deram continuidade aos trabalhos desenvolvidos junto das comunidades de imigrantes de origem africana e brasileira e nos seus países de origem.
Foi realizado trabalho de campo com vista à obtenção de informação sobre temáticas ligadas à saúde e ao papel das associações em contextos multiculturais.
No âmbito de um projecto preliminar sobre o papel da cooperação portuguesa com os PALOP na área da educação, nomeadamente do ensino superior, o CEA-ISCTE e o IICT apresentaram, um projecto à FCT que, tendo sido aprovado para financiamento, terá início em Março de 2010. Os resultados obtidos em investigações preliminares foram apresentados em três congressos internacionais e num artigo publicado numa revista brasileira com revisores.
Na sequência do interesse pela problemática relacionada com o papel da cooperação portuguesa com os PALOP no respeitante ao ensino superior, colaborou-se, com investigadores do CEA-ISCTE, na elaboração de um projecto a apresentar à FCT.
Procedeu-se à recolha de dados sociodemográficos e de antropometria nutricional com vista à determinação da taxa de obesidade infantil em Portugal. No âmbito da colaboração que existe com o CMDT-IHMT, participamos numa missão à Guiné-Bissau com vista à recolha de dados que nos permitem avaliar o impacto das doenças parasitárias no estado de saúde das crianças.
Realizou-se uma recolha de dados, tanto de natureza arquivística como através entrevistas, sobre a questão da tributação e as políticas fiscais nas antigas colónias portugueses em África, com o fim de verificar a metodologia e impacto do sistema de arrolamento e cobrança, a evolução das receitas e as relações entre a administração e as populações, cujos resultados preliminares foram apresentados num colóquio internacional.
Apresentaram-se os resultados finais do projecto MARAMA II numa reunião anual do Projecto – em Copenhaga - e num Encontro sobre Mercados Africanos realizado na Cidade do Cabo pela empresa norte-americana Markets Matter Inc.
Deu-se prosseguimento à investigação relativa à história recente de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
Durante 2009 o DES participou na organização e co-organização de diversos eventos científicos, a nível nacional e internacional, entre os quais o ciclo de Conferências “Falar de África”, integrado no ciclo “Ciências nos Trópicos” e realizado no âmbito das comemorações do mês de África, o seminário “Global Lusofonia: The Lisbon and Bissau Declaration”, organizado conjuntamente com o Centre for International Public Policy Studies (CIPPS, Tokyo), no X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais e no IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia.
Foram publicados 29 trabalhos e entregues para publicação 21. Em eventos científicos nacionais e internacionais foram apresentados 55 trabalhos.
No âmbito da Investigação desenvolvida no DES realizaram-se 14 missões de serviço ao estrangeiro, num total de 196 dias, dos quais 133 foram em países tropicais.
Foram contratados 8 bolseiros de iniciação à investigação (BII), que desenvolvem trabalho inseridos em diversos projectos do DES.
O DES mantém uma cooperação científica com instituições congéneres e com universidades, nacionais e estrangeiras.

 

Palavras-chave: África; Antropometria; Biodiversidade; Brasil; Cabo Verde; Cultura Política; Globalização; Governação; História contemporânea; Medicina tradicional; Migrações; Morte; Nutrição; Práticas fitoterapêuticas; Lusofonia Global; ODM; Política Económica e Fiscal; Religiões Africanas e Afro-brasileiras; Saberes Tradicionais; São Tomé e Príncipe; Saúde; Sociologia do Desenvolvimento e da Educação

© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt