Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
26 de Junho de 2017
Pesquisa Search
Ferrugens do Cafeeiro
2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 
Apresentação | Equipa | Parceiros | Financiamento | Lista de Actividades |  Projectos(IICT coordenador) |  Projectos(IICT participante) |  Outros Indicadores | Outras Actividades | Lista de Publicações | Formação e Capacitação | Missões de Serviço | Formação Recebida |  Ir para páginas da unidade
Departamento: Ciências Naturais
Unidade : Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro
Responsável: Maria do Céu Silva / Vítor Várzea
Morada: Quinta do Marquês. 2784-505 Oeiras
Contactos: Tel. 21 4544684/1/0       Fax: 21 4544689

Apresentação:

O Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC) foi criado em 1955, com o principal objectivo de centralizar o estudo da ferrugem alaranjada (causada pelo fungo Hemileia vastatrix), principal doença do cafeeiro, num país que, por não cultivar o cafeeiro e devido à especificidade desta doença, podia introduzir o agente patogénico com toda a diversidade de raças fisiológicas, sem qualquer perigo para a sua agricultura. Mais tarde, em 1989, os estudos foram alargados a outra doença específica do cafeeiro, a antracnose dos frutos verdes ou “coffee berry disease” – CBD (causada pelo fungo Colletotrichum kahawae).
Dentro do espírito que presidiu à criação do CIFC, uma das preocupações fundamentais tem sido trabalhar em “regime de cooperação internacional” (convénios e projectos) apoiando os centros de investigação de países cafeicultores nos diferentes continentes (incluindo os países da CPLP) na selecção de cafeeiros resistentes, assim como dar formação a técnicos e investigadores nos problemas relacionados com estas doenças. Dos resultados práticos obtidos destaca-se o facto de mais de 90% das variedades de cafeeiro resistentes à ferrugem alaranjada, actualmente cultivadas em todo o mundo, terem sido criadas directa ou indirectamente a partir de estudos efectuados no CIFC. A criação e disseminação de variedades de cafeeiro resistentes às doenças, evitando assim a utilização de fungicidas, é um importante contributo para a sustentabilidade da cafeicultura inserindo-se num dos objectivos do milénio.
As actividades de investigação aplicada inserem-se no âmbito da temática “Cooperação internacional com vista à criação de variedades de cafeeiros com resistência duradoura às principais doenças (ferrugem alaranjada e antracnose dos frutos verdes)” e assentam na existência de vastas colecções de germoplasma (únicas no mundo) de cafeeiro e de isolados dos agentes patogénicos, de diferentes regiões geográficas e com distintas características genéticas. Complementarmente são também desenvolvidos estudos fundamentais sobre a) “mecanismos de resistência do cafeeiro e de patogenicidade de H. vastatrix e C. kahawae por utilização de técnicas citológicas, bioquímicas e moleculares”; b) variabilidade genética, filogeografia e evolução destes fungos usando marcadores moleculares. Estes estudos têm sido realizados em colaboração com instituições de investigação e universidades Portuguesas e Europeias, no âmbito de projectos FCT, UE e de colaboração bilateral. Esta abordagem interdisciplinar tem como principal objectivo o desenvolvimento de novas estratégias visando aumentar a durabilidade da resistência do cafeeiro à ferrugem e ao CBD.

 

Resumo das actividades desenvolvidas em 2011
Publicações
: 4 artigos em revistas internacionais com arbitragem científica (3 ISI), 2 artigos em capítulos de livros, 3 artigos em Actas de Congresso nacional e internacional, 15 resumos em Congressos nacionais e internacionais, 3 dissertações de Mestrado, 1 relatório final de curso, 1 relatório de Projecto de Licenciatura (1º ciclo) e 1 relatório de missão. Foram depositadas 338 sequências nucleotídicas em bases de dados internacionais. Foram ainda submetidos e aceites para publicação 6 artigos em revistas ISI (5 publicados on line em 2011).
Projectos e convénios:
- Convénio CIFC/IICT- CENICAFÉ/FEDERCAFÉ (Colômbia) remunerado desde 1972;
- 4 Projectos I&D financiados pela FCT (PTDC/AGR-AAM/71866/2006, PTDC/AGR-GPL/114949/2009, PTDC/AGR-GPL/109990/2009, PTDC/AGR-GPL/112217/2009); 1 projecto I&D aprovado pela FCT para financiamento e que terá o seu inicio em 2012 (PTDC/AGR-GPL/119943/2010)
- 2 Projectos bilaterais: CIFC/IICT – IRD e INRA-França (financiado por FCT/EGIDE) e CIFC/IICT – UFV-Brasil (financiado por FCT/CAPES);
-1 Projecto de colaboração CIFC/IICT – DTARY (China) financiado pelo governo da República Popular da China
Formação e Capacitação: 3 BPD (bolsas FCT e CAPES-Brasil), 2 BD (bolsas FCT e Universidade de Aveiro),

3 estudantes estrangeiros (UFV-Brasil; Universidades de Hohenheim e de Rostock-Alemanha) e 6 estudantes nacionais
Foi promovida uma acção de formação e um Workshop destinado a investigadores, técnicos e cafeicultores chineses, no âmbito da missão realizada ao DTARY (China). Estes eventos incidiram sobre a problemática do controlo da ferrugem por variedades resistentes. Foi também promovido um workshop na UFLA (Brasil) sobre “Vulnerabilidade do cafeeiro à ferrugem”, que se destinou a Investigadores e técnicos da EPAMIG, professores e estudantes de mestrado da UFLA.
Missões de serviço:
China
- missão ao DTARY (Ruili, Yunnan), no âmbito do projecto de colaboração entre o DTARY e o CIFC/IICT "Identifying physiological race in Yunnan coffee and introducing new cultivar”, que incluiu a visita a plantações de cafeeiro para avaliação da incidência da ferrugem, colheita de amostras de ferrugem para caracterizar no CIFC e o delineamento de futuras acções de cooperação.
Brasil - participação no XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia (Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul), com apresentação de uma comunicação oral e no VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (Araxá, Minas Gerais), com apresentação de duas comunicações orais. Esta missão ao Brasil destinou-se igualmente a analisar e discutir resultados no âmbito de um projecto de colaboração bilateral CIFC/IICT – UFV.
Assinatura de 2 Protocolos de Colaboração com Timor-Leste: O CIFC/IICT estabeleceu um protocolo com a Academia de Café de Timor-Leste (ACTL) e outro com o IPAD (2011-2013), o qual está integrado no programa de Extensão Rural (PER) entre o IPAD e o Ministério de Agricultura e Pescas de Timor-Leste (MAPTL).
Ciência e Sociedade: Realização de 2 estágios no âmbito do Programa Ciência Viva, participação na noite dos investigadores e divulgação de actividades de investigação do CIFC no âmbito da Semana C&T e de visitas de estudo de alunos dos ensinos secundário, universitário e da Academia Sénior.

Palavras-chave: CIFC Portugal, Hemileia vastatrix, ferrugem alaranjada, Colletotrichum kahawae, CBD, mecanismos resistência às doenças, variabilidade genética

 

© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt