Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
16 de Novembro de 2018
Pesquisa Search
Workshops - Conferências
IICT organiza o principal evento internacional sobre Protecção de Produtos Armazenados

No passado dia 27 de Junho teve lugar a Sessão de Abertura da 10th International Working Conference on Stored Product Protection (10th IWCSPP - 10ª Conferência Internacional em Protecção dos Produtos Armazenados), no Centro de Congressos do Estoril, contando com a participação dos Presidentes das Instituições envolvidas no Evento. A IWCSPP, gerida por uma Comissão Permanente, ocorre a cada quatro anos, preferencialmente em continentes diferentes, reunindo os principais especialistas mundiais nesta área. Em 2010 participaram cerca de 300 representantes de 40 países, um total de 194 apresentações orais e posters.

 

 

Entrada do Centro Congressos Estoril  Stand do IICT

Recepção dos Participantes Exposição de Posters

 

 

A investigadora Maria Otília Carvalho do IICT, Chair da 10th IWCSPP, abriu a sessão, em conjunto com os Presidentes das Instituições que receberam o Evento, nomeadamente o Prof. Jorge Braga de Macedo, Presidente do IICT (que acompanhou a segunda parte da sessão) e o Prof. Carlos Noéme, Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Agronomia, o Prof. Manuel Correia, Presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Dr. James Throne, Presidente da Comissão Permanente do IWCSPP, Dr. Paul Fields, Chair da Comissão Científica do 10th IWCSPP e os Vice-Chairs da 10th IWCSPP, Eng.º Eduardo Leitão e o Prof. Pedro Leão.

 

 

 Investigadora Maria Otília Carvalho          Prof. Braga de Macedo e Dr. Noel White    

 

 

Após a Sessão de Abertura deu-se início à Sessão Around the World onde oradores convidados das principais regiões envolvidas na organização (Europa, América do Sul e do Norte, África, Ásia e Austrália) fizeram uma apresentação do desenvolvimento na protecção dos produtos Armazenados. Esta sessão foi moderada na primeira parte pelo Prof. Carlos Noeme e Dr. Noel White e na segunda parte pelo Prof. Jorge Braga de Macedo e Noel White. Seguiu-se um Welcome drink precedido por uma curta actuação no Auditório dos Pauliteiros de Miranda.

 

 

Dr. Paul Fields e Professor Pedro Leão Dr. James Throne Pauliteiros de Miranda  

 

 

A Conferência apresentou Sessões temáticas, Workshops e Salão de Exposições. As sessões temáticas nas áreas da Biologia, Engenharia, Fumigação, produtos não químicos, Protecção integrada, Micologia, Resíduos e Quarentena. Paralelamente após cada pausa para café foram organizados sete workshops.

 

O último dia (2 de Julho) foi dedicado a visitas de estudo à fábrica de arroz e lúdicas como Óbidos e Sintra. Houve ainda espaço para um jogo de futebol (no dia 30 de Junho, nos Salesianos do Estoril), um verdadeiro World Cup em que participaram mais de 22 jogadores de 15 nacionalidades. O prémio foi a oferta das camisolas com as cores de Portugal verde vs vermelho.

 

 

Futebol IWCSSP - antes do Jogo          Futebol IWCSSP

 

 

O design gráfico do evento foi da responsabilidade de Tiago Ribeiro, bolseiro do Centro de Actividades de Preservação e Acesso, tendo sido saudado pelo Comité Permanente e fortemente aplaudido pela assistência na Sessão de Encerramento.

 

A IWCSPP é conferência internacional mais importante na preservação dos produtos armazenados. O principal objectivo da Conferência é de promover a actividade científica de Protecção de Produtos Armazenados, alimentares ou não, de acordo com as implicações económicas e a eficácia no armazenamento. A apresentação de soluções inovadoras e sua implementação, quer em países emergentes, quer em países desenvolvidos em escalas muito mais amplas, foi apresentada por empresas que têm desenvolvido produtos que correspondam a estas necessidades, e por investigadores que dedicam grande parte da sua vida ao estudo da protecção de produtos armazenados.

 

 

Sessão Prática - Workshops         Coffee Break

 

 

 

Os estudos apresentados reflectiram as diferentes origens dos conferencistas, que reflectem os seus próprios contextos de investigação, nomeadamente as pragas mais comuns e os principais problemas de armazenamento que enfrentam nos seus países. Tendo sido também abordada a questão do transporte de produtos, nomeadamente as implicações no seu no acondicionamento e no controlo de pragas motivadas pelas movimentações entre diferentes regiões no mundo.

 

A Comissão Permanente, à qual pertence a investigadora Maria Otília Carvalho, esteve reunida durante todas as pausas para almoço para serem discutidas estratégias futuras e avaliar candidaturas para o próximo Evento, que decorrerá em 2014. Na Sessão de Encerramento, o Dr. James Throne, Presidente da Comissão Permanente aproveitou para anunciar que a Tailândia acolherá o próximo IWCSPP.

 

Num fim, a organização promoveu um banquete, no Hotel Estoril Palace, onde convidados e conferencistas puderam confraternizar.

 

Banquete de encerramento     Banquete de encerramento

2010-07-08
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt