Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
21 de Setembro de 2017
Pesquisa Search
Ciência Viva
Estudantes do ensino secundário aprendem “como se quantifica a expressão de um gene” no IICT

Tal como em anos anteriores, o IICT associou-se ao Programa “Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias” recebendo estudantes do ensino secundário para realizar estágios científicos com as suas equipas de investigação. No Grupo Agri4Safe do BioTrop, sob a coordenação do investigador Luís Goulão e com o apoio da investigadora convidada Maria Manuel Cristóvão e da bolseira Vânia Cardoso, realizou-se, entre os dias 8 e 12 de julho, a atividade “como se quantifica a expressão de um gene?”.

 

Neste estágio, seis alunos do ensino secundário tiveram a oportunidade de passar uma semana no laboratório de biologia molecular de plantas desta unidade do IICT, vestindo a pele de cientistas e aprendendo um conjunto de técnicas usadas na quantificação dos níveis de expressão de alguns genes em plantas. São as diferenças na expressão de genes que diferenciam as células em diferentes tecidos e órgãos e que permitem a um organismo desenvolver-se, adaptar-se e responder a estímulos e às condições do ambiente que o rodeia. Partindo da purificação do ARN, passando pela amplificação quantitativa de ácidos nucleicos, até à análise matemática dos resultados e sua interpretação biológica, todos os passos foram realizados com um foco predominantemente prático, com os trabalhos laboratoriais inseridos nos projetos de investigação em curso. Munidos de bata de laboratório e de muita curiosidade, os seis jovens “investigadores” divertiram-se aprendendo como se faz ciência e se investiga no IICT.

 

 Cviva

Os alunos Ana Filipa Paizinho, Andreia Lopes, Margarida Belo, Alexandre Neto, Patrícia Olaio e Maria João Pires

com os investigadores do Agri4Safe-BioTrop Luís Goulão, Maria Manuel Cristóvão, Vânia Cardoso, Sara Paiva e Miguel Fraga.

2013-07-22
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt