Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
22 de Julho de 2017
Pesquisa Search
Ciência Viva
Noite Europeia dos Investigadores no IICT

As borboletas invadiram o Jardim Botânico Tropical e dão o mote para a Noite Europeia dos Investigadores no Instituto de Investigação Científica Tropical.

 

Para este ano marcamos encontro com os nossos parceiros para uma mesa redonda sobre o Ensino Superior e Cooperação nos Trópicos. Esta atividade contará com a presença de individualidades portuguesas e africanas que refletirão sobre as áreas bandeira das regiões tropicais, nomeadamente o desenvolvimento, a agricultura sustentável e a segurança alimentar; a gestão dos recursos naturais e a biodiversidade e a globalização e governança. Estará em discussão a grande vantagem do conhecimento mútuo na colaboração entre países irmãos, com benefícios para todos os envolvidos e que contribui para a aproximação entre os dois continentes no science, business and culture for development.

 

Também convidamos o público a conhecer o projeto da ExperimentaDesign’13 Unmapping the world, planeado para o Palácio dos Condes da Calheta a partir de novembro de 2013.

 

Está ainda prevista a apresentação das reservas técnicas visitáveis centradas no Património Histórico e Científico do IICT, distribuídas por diferentes salas do 1º piso do Palácio dos Condes da Calheta. As reservas integram as coleções etnográficas resultantes das missões antropológicas realizadas na 1ª metade do século XX pela antiga Junta de Investigações Coloniais em Moçambique (1936-1956) e na Guiné (1947). O acervo remanescente do antigo Museu Agrícola Colonial, que esteve patente ao público neste mesmo edifício entre 1929 e a década de 1990, foi alvo de inventariação e estará também parcialmente acessível numa das salas. Durante as visitas pretende-se não apenas dar a conhecer ao público as coleções em reserva, mas também partilhar o processo em curso de reabilitação dos espaços e suas actividades de conservação, documentação e divulgação.

 

Como em anos anteriores, resultado da cooperação que mantemos com a Câmara Municipal de Lisboa, a exposição 4 estações sobre Monsanto, de total inspiração no Parque Florestal de Monsanto, assim como o filme resultante da pesquisa para a exposição, estará patente ao público na Galeria do Jardim Botânico Tropical.

 

Neste dia será também a última oportunidade para visitar Função, Estética & Ciência na coleção de Arte Africana de Eduardo Nery, que relaciona uma coleção de arte africana com áreas científicas do IICT.

 

As borboletas, estrelas da noite, apresentar-se-ão em ateliers hands on para o público familiar desta noite.

 

Sobre as Borboletas de Angola exploram-se noções básicas de Anatomia, Filogenia, Ciclo de Vida, Dimorfismo sexual e sazonário, Polimorfismo, Mimetismos, Biótopos e espécies presentes. As "pragas", os polinizadores também serão abordados. A distribuição destes insetos em Angola estará patente nas coleções existentes no IICT, que permitem também conhecer métodos e técnicas de captura e conservação.
 

Em As plantas vistas pelas Borboletas. As Borboletas vistas pelas plantas explora-se a polonização pelas borboletas, que vai ajudar a compreender as estruturas das flores, as estratégias de atração de borboletas, e a estrutura do aparelho bocal destes insetos. E as lagartas das borboletas destroem mesmo as plantas? Ficaremos a saber mais sobre alguns conceitos de ecologia, incluindo algumas preferencias alimentares das lagartas.

E se tudo correr mal há ainda as traças...

“Borboletas” nos Alimentos: Traça o Futuro. Vulgarmente chamadas borboletas ou traças dos alimentos, os Lepidópteros são insetos que se alimentam de produtos agrícolas, causando elevados prejuízos económicos e pondo em risco a segurança alimentar a nível mundial. O público vai recolher e identificar larvas e adultos destas “borboletas” em sacos de milho armazenado, e assim conhecer métodos de avaliação de risco usados no controlo de pragas em alimentos. Com a pesagem de grãos atacados e de grão intactos, é visível o impacto que estes insetos têm na quantidade e na qualidade de alimento que é desperdiçado e sua implicação económica e de saúde. A estratégia de combate a este problema do futuro tem por base tratamentos biológicos sustentáveis, com óleos essenciais de plantas, que vão estar disponíveis e talvez surpreender o público...

 

Descobrindo o cafeeiro e o mundo secreto das borboletas. O cafeeiro vai revelar-se da semente ao fruto, assim como as borboletas e as suas metamorfoses. A lagarta alimenta-se de folhas de plantas e o adulto suga o néctar das flores. Ainda no mundo do café faremos uma Roda de Capoeira que nasceu nos antigos cafezais do Brasil.


A Noite Europeia dos Investigadores 2013 está organizada em consórcio, liderado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva, a que o IICT se associou como parceiro do evento. Sobre o consórcio a informação está disponível em http://nei2013.eu/.


Venham fazer parte da iniciativa!


programa final NEI

2013-09-25
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt