Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
22 de Julho de 2017
Pesquisa Search
Ciência Viva
Noite Europeia dos Investigadores no IICT
Na passada sexta-feira, dia 27 de setembro, teve lugar mais uma Noite Europeia dos Investigadores (NEI) no Instituto de Investigação Científica Tropical.
No Jardim Botânico Tropical, à semelhança do ano anterior, o programa de atividades começou com uma mensagem do Primeiro Ministro, lida pelo ex-Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira.
“Saber Tropical Knowledge: investigação e ensino superior na perspetiva da parceria entre instituições portuguesas e africanas” foi o tema da mesa redonda que marcou o arranque das atividades da NEI no IICT. Luís Brites Pereira moderou o debate, que contou com a Embaixadora Keitumetse Matthews da África do Sul, e com o Reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Rendas. Ambos aproveitaram a ocasião para falar das coleções históricas e científicas e da importância da sua divulgação pelo público. A questão das parcerias entre instituições portuguesas e africanas foi amplamente debatida, assim como a importância da investigação tropical nos nossos dias. A capacitação foi outro dos pontos debatidos, num debate que se prolongou com o entusiasmo das perguntas da plateia.
A NEI tem sido desde sempre um ponto de encontro com o parceiros do IICT, neste sentido convidámos a ExperimentaDesign para participar no nosso programa. Este ano a mostra de artes tem o tema central No Borders e Nuno Coelho veio antecipar a abertura da exposição Unmapping the world. Enquanto curador da proposta expositiva explicou brevemente o conceito que cruza as coleções históricas e científicas do IICT com expressões artísticas contemporâneas, refletindo a sociedade do século XXI.
Ainda no âmbito das parcerias mantidas, ao longo dos últimos anos, com a Câmara Municipal de Lisboa, na Galeria do Jardim foi apresentada a exposição 4 estações sobre Monsanto, com imagens do fotógrafo Sérgio Guerreiro sobre Parque Florestal de Monsanto, assim como o filme resultante das muitas horas de trabalho do fotógrafo. Com a presença do fotógrafo no Jardim ficou em aberto a possibilidade de encontrar um espaço de colaboração para um projeto fotográfico sobre a fauna ali existente.
No Palácio dos Condes da Calheta teve lugar a visita guiada pela coordenadora dos sucessivos projetos de valorização e divulgação do património histórico e científico do IICT, Conceição Casanova, que conduziu o público pelas 4 novas salas de reservas técnicas visitáveis instaladas no primeiro andar do Palácio e ainda pelos espaços da Xiloteca, agora renovada.
Seguiu-se o acolhimento ao Secretário de Estado dos Assuntos Europeus Bruno Maçães, que saudou a iniciativa do IICT e expressou o seu apreço pelo que este representa de vocação cosmopolita do país, reunindo conhecimento sobre os trópicos e projetando-o neste contexto europeu. Referiu ainda um particular interesse pela exposição Função, Estética & Ciência na coleção de arte africana de Eduardo Nery, no dia do seu encerramento. O Presidente do IICT aproveitou o momento para refletir sobre a Europa, particularmente Berlim e as outras paragens da Lusofonia Global, dando mote para o comentário de Marcel Fratzscher, Presidente do Instituto Alemão para a Investigação Económica (DIW), que acompanhava o Secretário de Estado na visita. Mostrando-se feliz por conhecer aquele espaço, confessou que o DIW, fundado em 1924 parece velho na Alemanha mas é mais novo que o IICT. Poderia responder-se que sempre é o maior da Europa...
Na Galeria, a par da exposição 4 estações sobre Monsanto, houve espaço para uma roda pelo grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros, que nos trouxe esta expressão artística iniciada por escravos africanos nos cafezais do Brasil. Este foi o momento de abertura do atelier Descobrindo o cafeeiro e o mundo secreto das borboletas, desenvolvido pelo Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro, que explorou de forma didática e criativa a investigação desenvolvida no IICT sobre esta espécie. A atividade continuou na estufa do café, recentemente recuperada com o patrocínio da DELTA cafés, o público era convidado a responder a um quiz sobre borboletas e cafeeiros.
Em simultâneo, no Palácio dos Condes da Calheta, borboletas de Angola foram apresentadas pelos autores do livro Borboletas de Angola, que explicaram entre outros aspetos a anatomia, o ciclo de vida, os mimetismos e os biótopos onde algumas das borboletas da coleção existente no IICT se inserem.
No atelier “Borboletas” nos Alimentos: Traça o Futuro, sobre a segurança alimentar e a nutrição, foram abordadas as “pragas” que muito contribuem para a destruição de produtos alimentares armazenados e a implicação desta na quantidade de alimentos disponíveis na fase pós-produção.
As borboletas e as plantas estiveram em destaque As plantas vistas pelas Borboletas. As Borboletas vistas pelas plantas, onde se explicou com um jogo didático a polonização pelas borboletas, as estruturas das flores e as estratégias de atração das borboletas.
Pelo Jardim Botânico Tropical passaram cerca de 200 pessoas, que trouxeram cor a esta noite chuvosa e fria de outono.

 

NEI 2NEI 3
NEI 4NEI 5
Abertura da NEI e mesa redonda “Saber Tropical Knowledge: investigação e ensino superior na perspetiva da parceria entre instituições portuguesas e africanas” 
NEI 6NEI 7
 Visão geral da audiência da mesa redonda Ofertas dos Patrocinadores 
NEI 9NEI 12
 Mesa com venda de edições do IICTAntecipação da exposição Unmapping the world da Experimenta Design
 NEI 13 NEI 14
  
 NEI 15 NEI 18
 Apresentação e visita guiada pelas reservas visitáveis do IICT
 NEI 17 NEI 19
 Presidente do IICT com o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães e Marcel Fratzscher, Presidente do Instituto Alemão para a Investigação Económica  Atelier “Borboletas” nos Alimentos: Traça o Futuro
 NEI 20 NEI 21
  Atelier “Borboletas” nos Alimentos: Traça o Futuro 
 NEI 22 NEI 23
 Atelier "As plantas vistas pelas Borboletas. As Borboletas vistas pelas plantas" Roda de Capoeira Angola pelo grupo Irmãos Guerreiros
 NEI 24 NEI 25
 Roda de Capoeira Angola pelo grupo Irmãos Guerreiros Atelier "Descobrindo o cafeeiro e o mundo secreto das borboletas"
 NEI 26 NEI 27
 NEI 28 NEI 28b
 Atelier "Descobrindo o cafeeiro e o mundo secreto das borboletas" 
 NEI 29 NEI 30
 Apresentação de borboletas de Angola pelos autores do livro "Borboletas de Angola" 
 NEI 31 
 Alguns dos exemplares de Borboletas de Angola exibidos 

 

2013-10-02
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt