Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
12 de Dezembro de 2017
Pesquisa Search
Notícias / Reuniões
Nota da 239ª Reunião da DIRAL

Na sequência das reuniões anteriores e da 1ª reunião do Bureau de seis membros do Conselho Científico do IICT com o objetivo de preparar um relatório sobre a resposta do IICT aos desafios para o futuro, a DIRAL++ reuniu no dia 18 de janeiro, pelas 10h no Palácio Burnay.

 

A reunião teve como objetivo debater o documento de trabalho do Bureau, tendo em vista a preparação da reunião do Conselho de Orientação e da Unidade de Acompanhamento (CO.UA) e do próximo Plenário do Conselho Científico. Os doutores Luís Frederico Antunes e Luís Goulão apresentaram brevemente este documento, ainda em aberto. Foi referido que o novo enquadramento legal do IICT no Ministério dos Negócios Estrangeiros obriga a repensar as grandes linhas de atuação e que esta transição acentua o papel que a investigação científica pode ter no desenvolvimento da economia e nas políticas de cooperação internacional. Para além das funções de investigação e capacitação, este novo enquadramento exige um reforço das funções de cooperação e representação, definindo o IICT como entidade interveniente em organismos internacionais, com vista ao desenvolvimento nacional e das regiões tropicais, através de redes e parcerias entre instituições congéneres. Neste sentido, o documento propõe colocar em plano de evidência as ações de representação do país e reagrupar as atividades científicas em duas vertentes, cujas designações, suscetíveis de reflexão, seriam BIO e CH&C, concentrando assim massa crítica num menor número de unidades funcionais. Tendo em consideração a visibilidade externa, propõe a valorização dos dois serviços abertos ao público – JBT e AHU, enquanto montras representativas das atividades de investigação.

 

De seguida, a Doutora Ana Ribeiro transmitiu o resultado da reflexão do Doutor José Cochicho Ramalho, em que foram comparadas estruturas de investigação de instituições estrangeiras, nomeadamente as enquadradas no AGRINATURA. Referiu o facto de algumas delas assumirem o foco num grande tema emblemático – Agricultura para o Desenvolvimento, que enquadra outras atividades de investigação, como sejam a Biodiversidade e Sustentabilidade de Ecossistemas, Produção e Saúde Animal, Interação Plantas – Ambiente e Segurança Alimentar.

 

Na sequência de uma ronda à mesa, considerou-se, no geral, que a proposta do Bureau vem na linha do que se tem discutido em várias reuniões, sendo ainda necessário concretizar, entre outros aspetos, a forma de organização e coordenação das atividades de representação; o agrupamento das atividades científicas em grandes temáticas transversais e a natureza da sua relação com as “montras” do IICT; e a definição de flagships que poderão eventualmente identificar-se com as designadas Unidades de Acompanhamento das vertentes. O Presidente referiu ainda a importância para a reunião do CO.UA que o documento dê legibilidade ao IICT, credibilizando externamente as suas atividades de investigação, cooperação, capacitação e representação.

 

Neste sentido, a reunião da DIRAL foi suspensa para o Bureau considerar estes aspetos, tendo sido retomada ao final da tarde. Essa reunião aprovou, em nome da DIRAL++, uma versão revista do documento preparada pelo Bureau (em anexo). Decidiu-se que este documento será apresentado aos Órgãos Internos através do Presidente do Conselho Científico e da Coordenadora da Comissão Paritária.
 

2012-01-18
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt