Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
18 de Novembro de 2017
Pesquisa Search
Notícias / Reuniões
Nota das reuniões de direcção nº 321 e 322

Nesta reunião, onde estiveram presentes as três Directoras de Serviço e o Presidente do IICT, discutiu-se e decidiu-se sobre a forma mais eficaz de dar continuidade às negociações que vinham a ser estabelecidas, mais directamente, pela Vice-Presidente, nomeadamente no que diz respeito à transição para a ULisboa; além das actividades da esfera de cada direcção de serviço no que se refere às relações interinstitucionais, à gestão e administração e à coordenação das actividades dos investigadores. Foi assim clarificado que a DDES deve gerir todas as questões que se prendem com os investigadores e a actividade de investigação, a DDCR as representações e parcerias com outras instituições, em particular MNE e CICL, e a DDG os assuntos relativos à administração do instituto, acumulando com a gestão do património histórico-científico.


Concluiu-se que no momento actual é fundamental que a Direcção se mantenha como um corpo coeso o que requer maior articulação entre todos os seus membros e exige a partilha de informação entre todos, em tempo útil. Este grupo passará a articular as actividades do IICT com a ULisboa, dando continuidade ao processo de transição para a ULisboa, mantendo reuniões regulares com o Vice-Reitor Prof. Doutor João Barreiros.

 

A reunião continuou entre as Directoras de Serviço para discussão de assuntos específicos, tendo o Presidente retomado a reunião mais tarde. Foram abordados os seguintes assuntos:

  • a continuidade do Head of Delegation do nó Português do GBIF e a gestão do JBT no contexto da DDES;
  • a continuidade da representação no Grupo de Trabalho Access Benefit Sharing, no âmbito do protocolo de Nagoia, pela DDCR;
  • o pedido concessão de mais espaço pelo CBIO-InBIO nos anexos do Palácio Burnay;
  • o pedido de contribuição do IICT para a manutenção dos espaços no campus do ISA, relativos ao ano letivo 2014-2015, que face ao processo de reestruturação da instituição, exige uma reunião entre o Presidente do Conselho de Gestão do ISA e o Presidente do IICT;
  • a necessidade de retomar o desenvolvimento de um protocolo entre o IICT-ULisboa e os Arquivos Nacionais, visando o estabelecimento das regras de acesso dos colaboradores do IICT e Países Lusófonos à documentação do AHU, bem como a clarificação dos fundos/colecções a integrar na U Lisboa;
  • a necessidade de desenvolver um modelo para a migração das colecções do IICT para a ULisboa como um todo.

Na reunião seguinte realizou-se o balanço da reunião do CO/UA, de onde sobressaiu a já referida intenção de reforçar a interacção entre a ULisboa e a Secretaria de Estado da Cultura-Arquivos Nacionais.

 

A transição do AHU para os ANTT/DGLAB e a sua relação com o IICT na ULisboa foi considerado um aspecto merecedor da maior atenção, dada a importância dos documentos do seu acervo para a investigação e cooperação desenvolvida pelo IICT, bem como a relevância dos arquivos científicos, actualmente,à guarda do AHU que só podem ser devidamente seleccionados, tratados e valorizados, com o apoio dos investigadores da área cientifica especifica, não bastando para o efeito o conhecimento genérico do contexto histórico e científico, que o arquivista domina. Referiu-se também a necessidade de as restantes colecções do IICT passarem para a ULisboa de forma integrada, preservando a sua identidade e mantendo as equipas interdisciplinares.

 

Realçou-se ainda a necessidade de uma contribuição efectiva do IICTpara a preservação da sua marca e estabelecimento dos seus contornos na ULisboa, nomeadamente esclarecer sobre a intenção de constituição de um colégio Tropical, possibilidade já aventada pela ULisboa.

2014-10-16
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt