Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
24 de Julho de 2017
Pesquisa Search
Notícias / Reuniões
Nota de reunião de Direção com as Comissões Paritária e Coordenadora do Conselho Científico
Teve lugar no passado dia 21 de outubro uma reunião dos três órgãos internos do IICT, a pedido da Comissão Coordenadora do Conselho Científico e da Comissão Paritária, para um esclarecimento sobre o processo de reestruturação do IICT em curso.
A Direção não acrescentou informação adicional sobre o contacto com a Universidade de Lisboa (ULisboa) além daquela que se debateu na última reunião do Conselho de Orientação e Unidade de Acompanhamento do IICT. Naquela ocasião esteve presente o Vice-Reitor João Barreiros e deixou perante os presentes uma mensagem de tranquilidade sobre a transição do instituto para a ULisboa.
A Diretora de Desenvolvimento Global deu conta da necessidade de redistribuir algumas atividades da Vice-Presidente do IICT a partir do início de Setembro. Esta necessidade colmataria também o contacto permanente que a Vice-Presidente manteve com a equipa reitoral da ULisboa, no qual a restante direção não esteve envolvida. Nesse sentido a Direção de Desenvolvimento Global conta com a totalidade dos Centros de Investigação do IICT e também com a maioria dos investigadores, que se têm manifestando ansiosos com a concretização da transição para a ULisboa.
A Diretora dos Serviços de Gestão esclareceu que o apoio administrativo do IICT enfrenta um final do ano difícil no âmbito dos prazos estabelecidos para o encerramento do orçamento. A transição no princípio do ano facilitaria a questão da conta de gerência. Relativamente à área do Património Histórico e Científico do IICT quer a tutela quer a ULisboa, até a data, não apresentaram uma solução favorável às necessidades de manutenção da equipa  no futuro, que engloba 15 bolseiros e dois investigadores do programa Compromisso com a Ciência (CcC), que entretanto chegou ao fim.
A Diretora de Cooperação e Representação manifestou particular preocupação com as bolsas de Pós-Doutoramento e contratos CcC que terminam entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. Acrescentou ainda o contacto da Universidade Nova de Lisboa (UNL), na sequência da iniciativa que ocorreu em julho passado, com o enfoque na investigação tropical. O retomar desta iniciativa poderia, em sua opinião, representar uma oportunidade para os investigadores mais jovens e em condições menos favoráveis no processo de transição para a ULisboa.
O Presidente do Conselho Científico manifestou-se, dando conta do contacto que tinha tido por parte do Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Esse contacto desvalorizou uma notícia publicada no Diário Digital O Observador , que fazia referência à situação do Orçamento de Estado de 2015 do Ministério, incluindo uma menção específica ao IICT. No corpo da notícia lê-se a diminuição do orçamento do Instituto em 1,9 milhões de euros, referindo a menção do Secretário de Estado ao acordo de princípio de integração do IICT na ULisboa. Verificou-se que entre os presentes a notícia era desconhecida[i].
A Presidente da Comissão Paritária manifestou as preocupações daquele órgão para a solicitação da reunião com a Direção. A falta de tranquilidade motivada pela crescente erosão dos serviços de apoio, a incerteza que começa a sentir-se nos funcionários que estariam confirmados para a mobilidade interna no MNE e que se mantêm em funções e ainda a situação dos bolseiros da área do Património, nomeadamente a perceção se há ou não oportunidade de integrar pessoas que não estão no quadro da instituição.
Seguiu-se uma ronda de perguntas e respostas, com algumas solicitações de esclarecimento, sugestões e dúvidas sobre questões concretas relacionadas com o orçamento do IICT.
Em síntese, as perguntas reforçaram algumas das preocupações trazidas pela Comissão Paritária, nomeadamente a transição dos funcionários em mobilidade interna no MNE e a condição dos restantes funcionários (que não foram contactados para transitar para outros serviços do MNE). O Presidente esclareceu que, quer o Secretário de Estado, quer o Reitor da ULisboa, em várias ocasiões explicaram que os funcionários que não se encontram em situação de mobilidade interna no MNE transitam para a ULisboa.
Foram também levantadas algumas dúvidas sobre o valor contido no Orçamento do IICT para 2015, a que a Direção respondeu que, tal como para a questão dos funcionários, quer a tutela quer a equipa reitoral, em diferentes ocasiões esclareceram que essa situação estaria ultrapassada com a integração do IICT na ULisboa. A necessidade de carregar o Orçamento prende-se com a publicação do Despacho de transição e não com o valor que a tutela e a Reitoria acordaram previamente com o Ministério das Finanças. Sobre este aspeto a Direção reafirmou a mensagem do Gabinete do Secretário de Estado de que não haveria qualquer problema, como não houve até ao presente.
Sobre a situação dos bolseiros foi questionada a estratégia da Direção para a sua integração na ULisboa. A Direção respondeu que a transição seria feita com as condições que as pessoas mantêm no IICT atualmente, tal como o Secretário de Estado havia referido em reunião com os órgãos internos do instituto.
O Presidente destacou ainda o trabalho que há a fazer para garantir a relação futura do AHU na Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e o IICT na ULisboa, porque esta questão ainda não está resolvida. Referiu a importância da manutenção da Missão do IICT na ULisboa, como crucial para a manutenção da marca institucional no futuro.
A aproximação de alguns investigadores à UNL suscitou dúvidas, principalmente sobre quem seriam os investigadores envolvidos e quais as formas previstas para o seu enquadramento. O Presidente esclareceu que a Direção estava empenhada em encontrar soluções individuais, que resultarão numa desejável aproximação entre as duas universidades. Contudo mais uma vez destacou a importância da manutenção da Missão do IICT na ULisboa.
No encerramento a Diretora de Desenvolvimento Global explicou a necessidade de envolver as pessoas neste processo de transição, que até agora tinha ficado concentrado na Vice-Presidente. O Presidente reforçou a ideia de procurar tanto quanto possível uma transição suave e tranquila.


[i] Tendo consultado a notícia, que ignorava, o Presidente do IICT deparou-se com uma referência pessoal que já havia sido desmentida no site do IICT.
2014-10-30
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt