Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
18 de Novembro de 2017
Pesquisa Search
Notícias / Reuniões
Nota da Reunião de DIRAL n.º 327

Esta reunião de direção contou com a presença das duas diretoras de serviço em funções tendo sido depois alargada aos quatro coordenadores de centros.


O Presidente começou por expressar o pesar pelo falecimento do Prof Mariano Gago o qual permitiu a renovação do IICT depois da avaliação internacional de 2005 levada a cabo por Jean Pierre Contzen. Recordou que essa avaliação apostou na integridade do IICT nas suas vertentes de investigação agrária para o desenvolvimento e referente às coleções históricas e científicas (CH&C) à guarda do IICT e que culminou no relatório Contzen apresentado em Abril de 2013 ao Conselho de Orientação e Unidade de Acompanhamento. Aí se promovia a aproximação á universidade, tendo-se seguido um corte significativo no orçamento do IICT para o ano de 2014, o qual obrigou a nova avaliação por ele dirigida que incluía as unidades das universidades de Lisboa e Nova com maior conhecimento das atividades dos investigadores do IICT. Essa avaliação não foi contudo aplicada visto que a tutela garantiu todos os postos de trabalho e iniciou a integração da marca IICT na Universidade de Lisboa, do AHU nos Arquivos Nacionais e a gestão integrada da zona de Belém, na qual se insere o JBT, preservando em ambos os casos o acesso à CH&C.


Seguiu-se a referência ao pedido de demissão da DCR que foi aceite tendo o Presidente acumulado essas funções nos termos do despacho nº 3/2015.


A análise da nota D8/395 recebida do GSENEC esta manhã na sequência de uma conversa telefónica do CGSENEC com o Presidente na tarde de 6ª feira. Foram contactados todos os colaboradores afetados pelo exercício em curso de harmonização de suplementos remuneratórios da administração pública, tendo todos eles compreendido a necessidade da sua suspensão. Esta necessidade já havia sido indiciada pela auditoria apreciada em reuniões anteriores e apreciada em reunião com o Presidente e a DDG a 6 de Abril, estando previsto para Maio uma proposta de Relatório, que, antes de aprovado, será presente ao IICT, mas a referida nota exige uma suspensão imediata até indicação em contrário.

 

As coordenadores dos serviços abertos ao público chamaram a atenção para os efeitos da ausência de meios e seguimento de processos relativos à manutenção dos diferentes espaços com riscos para a conservação do acervo e coleções científicas, com efeitos negativos na qualidade do acesso ao Jardim e à documentação do Arquivo e outras coleções do IICT, nomeadamente albergadas no CDI.

 

Foi acordado que estes devem reforçar a sua coordenação mútua no sentido de prevenir situações de maior risco, de modo que o Presidente possa informar regularmente a tutela dando tempo para que surjam as necessárias soluções. Deste modo também a ULisboa, e particularmente MUNHAC, ficará a par desses mesmos riscos.

 

Foi efectuado um ponto de situação sobre o RAPA que se encontra nesta altura concluído faltando apenas a nota prévia.

 

Lamentou-se que o Vice reitor da ULisboa não pudesse estar presente, devendo DDG e DSG partilhar os resultados desta reunião. Conforme consta das notas das reuniões anteriores, já se iniciou o diálogo com FL e MUNHAC, não tendo porém ocorrido a reunião inicial da comissão constituída para acompanhar o processar (ver nota da 325ª reunião). Mais, as questões relativas às ligações com ISA e FC ainda não começaram a ser debatidas com os diretores, devendo vir a ser incentivadas por parte de DDG e do Coordenador do BIOTROP. Vão também ser efetuados contactos focados na área dos Recursos Humanos com o intuito de facilitar a transição, devendo as Diretores de Serviço interagir com o Vice reitor no sentido de se iniciar a aproximação na parte Informática, tendo em conta que o Dr Pena passará a meio tempo na SGMNE a partir de Maio, devendo ajustar-se os dias logo que ele termine a baixa médica.  

2015-04-21
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt