Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
30 de Março de 2017
Pesquisa Search
Notícias / Concursos
Concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento Individuais

Encontra-se aberto concurso para atribuição de duas (2) Bolsas de Doutoramento no âmbito do programa de PhD em Gestão da Nova School of Business and Economics (Nova SBE).


O Comité de Avaliação (CA) deste concurso é composto por, pelo menos, dois professores da Nova SBE, nomeados pela Direcção do Programa, e selecciona os candidatos a quem é atribuída a bolsa.

 

O CA é composto da seguinte forma:

Presidente: João Amaro de Matos

Membros: Álvaro Ferreira da Silva, Jorge Braga de Macedo; Ana Portugal Melo e José Cochicho Ramalho.


Após a decisão o contrato será feito entre o bolseiro e a FCT, IP para frequentar e completar o PhD em Gestão da Nova SBE.

 

Assim sendo e sob o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de Agosto, e republicado pelo ‘Decreto-Lei n.º 202/2012 de 27 de Agosto, e sob o

 

Regulamento de Bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia, é aberto o Concurso para Bolsas de Doutoramento Individuais.

 

Bolsas de Doutoramento (2)


As bolsas de doutoramento são direcionadas para quem cumpre os requerimentos explicitados no n.º 1 do Artigo 30º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º. 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro. A bolsa é anual, renovável até um máximo de quatro anos e não pode ser atribuída por menos de seis meses consecutivos.

 

Requisitos de Candidatura e Beneficiários

 

Os candidatos a selecionar deverão ser nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe ou Timor Leste. Aceitam-se candidaturas provenientes de qualquer área científica, desde que os candidatos detenham a 30 de Junho de 2014 o grau de Mestre e tenham comprovado interesse em Gestão e na sua aplicação ao saber tropical, numa perspectiva empreendedora e de investigação para o desenvolvimento.

 

 

Prazos de candidatura

 

O concurso está aberto de 27 de Agosto a 9 de Setembro de 2014.

 

Avaliação

 

Os candidatos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
1. Notas obtidas nos diferentes ciclos de estudos que tenham completado, com particular incidência nas notas do mestrado. A qualidade das instituições de frequência dos estudos também será tida em conta. Este critério terá uma ponderação de 30%;
2. As cartas de recomendação terão uma ponderação de 30%;
3. A Carta de motivação terá uma ponderação de 20%;
4. O mérito do candidato avaliado através do CV terá uma ponderação de 20%.

 

Publicação de resultados

 

Os resultados serão publicados para consulta dos candidatos no acrílico localizado na parte de for a do Research Office (Sala 318 no 3º andar do edifício principal da Nova SBE).

 

O candidato tem o período de dez dias úteis, após a publicação dos resultados para requisitar uma audiência prévia, em acordo com o Código do Procedimento Administrativo. A decisão final pode ser contestada à Direcção do Programa 15 dias úteis depois da notificação.

 

Candidaturas

 

Todas as candidaturas são analisadas pelo Comité de Avaliação, que assume a responsabilidade de escolher os bolseiros após uma análise dos documentos facultados por cada candidato. Toda a informação é analisada individualmente e comparada com os restantes candidatos.

 

Será realizada uma entrevista via skype em inglês a um grupo selecionado de candidatos, após uma primeira fase de análise curricular.

 

A decisão será comunicada aos candidatos cerca de uma semana após o limite final do concurso.
Todo o processo de candidatura deve ser enviado para research.office@novasbe.pt ou, por correio, para Research Office (Gab. 318), Nova School of Business and Economics, Campus de Campolide, 1099-032 Lisboa, Portugal.

 

Os documentos a enviar (em inglês) são os seguintes:
1. Carta de motivação incluindo os seguintes pontos:
• Porque quer fazer o PhD na Nova SBE
• O que gostaria de estudar
• Com quem gostaria de trabalhar (possíveis supervisores)
• Objectivos de carreira após a conclusão do PhD

 

2. Uma proposta de investigação (até 6000 palavras). Esta proposta pode ser utlizada para avaliar o potencial de investigação do candidato, possíveis supervisores. Na proposta devem ser discutidos tópicos de investigação que espera explorar nos anos seguintes, relacionando-os com a literatura e autores chave.

 

3. Curriculum Vitae que deve resumir toa a experiência de educação, notas, experiencias de trabalho e interesses bem como trabalhos de investigação previamente realizados.

 

4. Confirmação de disponibilidade full-time e de obrigações de viagem. Esta declaração deve confirmar a disponibilidade total do candidato pra com o programa bem como a concordância em passar um semestre numa instituição estrangeira.

 

5. Transcripts e certificados de todos os graus académicos obtidos.

 

6. Duas cartas de recomendação.

 

Financiamento

 

As bolsas atribuídas neste concurso são financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP ao abrigo do protocolo realizado entre esta última e o Instituto de Investigação Científica Tropical. O referido protocolo prevê a concessão de bolsas de doutoramento no âmbito do Programa Doutoral em Saber Tropical e Gestão (Tropikman), sendo no entanto as bolsas a atribuir em 2014 no âmbito do PhD em Gestão da Nova SBE.

 

2014-08-26
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt