Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
20 de Setembro de 2017
Pesquisa Search
Notícias / Concursos
Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação

Encontra-se aberta candidatura a uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projecto “BeGeQA-Exploiting BEan GEnetics for food Quality and Attractiveness innovation”, Ref. PTDC/AGR-TEC/3555/2012, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/MEC (PIDDAC) nas seguintes condições:


Área Científica: Ciências Biológicas

 

Formação Académica: Serão considerados candidatos com mestrado e classificação final igual ou superior a 16 valores nas áreas científicas da Biologia, Biotecnologia e Agronomia e afins. Experiência laboratorial comprovada na fenotipagem da resistência a stress bióticos (fungos) e abióticos (seca) em feijão. Experiência laboratorial comprovada na extração e amplificação de DNA e na genotipagem de marcadores moleculares com sequenciador automático em feijão. A falta de qualquer um destes requisitos constitui fator de eliminação.

 

Outros Requisitos: Entusiasmo pela investigação científica, boa capacidade de trabalhar em equipa e bom relacionamento interpessoal. Excelentes conhecimentos de língua inglesa. Disponibilidade para deslocações ao Estrangeiro. Será dada preferência a candidatos que pretendam prosseguir estudos de Doutoramento.

 

Plano de Trabalhos: O bolseiro terá como objetivo a caracterização da resistência a stress bióticos e abióticos de uma coleção de variedades tradicionais de feijão e a sua correlação com a diversidade genética da mesma coleção. Para alcançar este objetivo serão executadas as seguintes tarefas:

 

1) Obtenção e manuseamento de dados experimentais.
2) Análise bioinformática de dados provenientes da tarefa anterior
3) Elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas.


Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010;

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro BIOTROP /CVZ do Instituto de Investigação Científica Tropical e no ITQB-UNL, sob a orientação científica da Doutora Susana Araújo em colaboração com a Doutora Carlota Vaz Patto.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 03 meses, eventualmente renovável com início previsto em 01 Janeiro de 2015, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980.00 + Seguro Social Voluntário (mestre), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País. (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O Pagamento será feito através de transferência bancária.

 

Métodos de seleção: O método de seleção consistirá na análise curricular (70%), seguida de entrevista individual (30%) aos candidatos pré-selecionados, de acordo com os requisitos de admissão e fatores preferenciais referidos no presente edital. O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente do Júri
Doutora Susana de Sousa Araújo

 

Vogais efetivos
Doutora Carlota Vaz Patto
Doutor Jorge Paiva

 

Vogais suplentes
Doutor André Almeida
Doutor Pedro Fevereiro

 

Documentos de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de Carta de Motivação acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, Certificado de Habilitações ou outros documentos comprovativos considerados relevantes e indicando pelo menos duas pessoas a contactar como referência. As candidaturas devem ser remetidas exclusivamente por correio eletrónico (saraujo@itqb.unl.pt) indicando no "subject” o nome do candidato e Referência do anúncio. O resultado do processo de seleção será divulgado através de envio de informação escrita aos candidatos, exclusivamente via email.

 

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de novembro a 10 de dezembro de 2014.

 

As candidaturas devem ser remetidas para:
Doutora Susana Araújo
Anúncio Ref. XX/BI-XX/2014
Email: saraujo@itqb.unl.pt
 

2014-11-12
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt