Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
19 de Novembro de 2017
Pesquisa Search
Notícias / Concursos
Anúncio para contratação de bolsas de gestão de ciência e tecnologia

Edital

 

O Instituto de Investigação Científica Tropical abre concurso para atribuição de 2 bolsas de gestão de ciência e tecnologia (BGCT), a financiar pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do Programa do IICT “PST – Promoção do Saber Tropical”.
 
1. Duração e Regime da Actividade
As bolsas terão a duração de 12 meses, podendo, eventualmente, ser renovadas por períodos adicionais de 12 meses, até ao máximo de 72 meses, conforme o Regulamento de Bolsas da FCT.
 
2. Local de trabalho
IICT, Rua da Junqueira, nº 86 1º, 1300-344 Lisboa
 
3. Objecto da Actividade
As bolsas destinam-se à concretização de uma nova linha de investigação do PST na área do tratamento dos arquivos científicos, com enfoque na documentação fotográfica proveniente das Missões Científicas desta instituição, tendo como principal objetivo dar acesso público, qualificado, a esta documentação importante para a História da Ciência nos Trópicos e nas relações científicas de Portugal com o mundo.
 
Neste âmbito abre concurso para atribuição de 2 bolsas nas seguintes áreas:
 
- BGCT refª 1: conservação material e disponibilização de arquivos fotográficos
 
- BGCT refª 2: tratamento arquivístico e, nomeadamente, análise e representação de conteúdos fotográficos
 
4. Requisitos
4.1. BGCT refª 1:
a) Mestrado em Conservação ou Conservação Preventiva;
b) Formação específica em conservação de fotografia;
c) Experiência comprovada em tratamentos de coleções fotográficas, nomeadamente, conservação, catalogação e digitalização;
d) Experiência e autonomia na reprodução fotográfica de coleções históricas ou científicas, incluindo documentação e objetos tridimensionais;
e) Produção de artigos e comunicações sobre conservação e disponibilização de arquivos fotográficos.
f) A frequência de formações técnicas sobre fotografia e conservação de fotografia é considerada como fator de valorização.
 
4.2. BGCT refª 2:
a) Licenciatura em Ciência da Informação ou Pós-Graduação em Ciências Documentais, variante Arquivo  ou Mestrado em Ciências da Informação e Documentação, variante Arquivo ou formação similar;
b) Conhecimento e/ou experiência em descrição documental e inserção da informação em bases de dados incluindo processamento informático de imagens digitais e respetivos metadados;
            c) Preferencialmente conhecimento e/ou experiência na análise e representação de conteúdos fotográficos, em indexação e utilização de vocabulários controlados
 
5. Remuneração
O valor mensal do subsídio de manutenção será de acordo com a tabela de valores das Bolsas no país estabelecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). 
 
6. Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
  
7. Documentos de suporte da candidatura
6.1 Curriculum Vitae do candidato, detalhando nomeadamente as competências relacionadas com as actividades e os requisitos definidos neste anúncio, o endereço e outros meios de contato.
6.2 Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para este tipo de bolsa, nomeadamente certificado de habilitações.
6.3 Outra documentação de interesse para a candidatura.
 
8. Critérios de avaliação
- Avaliação curricular, em função dos requisitos indicados no nº 4
- Entrevista, se necessário.
 
9. Júri
Doutora Conceição Casanova (Presidente)
Doutora Ana Canas
Dr.ª Marta Costa
 
10. Envio da documentação
As candidaturas deverão ser entregues através do correio eletrónico: martacosta@iict.pt com indicação da referência da bolsa a que se candidata no Assunto “Concurso bolsa BGCT – Refª 1 ou 2”, ou pessoalmente, durante o período entre as 10h e as 17h na morada: Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), Rua da Junqueira, 86,1º, 1300-344 Lisboa.
 
11. Prazo de Recepção de Candidaturas
O concurso encontra-se aberto de 24 de março até ao dia 8 de Abril de 2015.
 
2015-03-25
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt