Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
29 de Maio de 2017
 
Pesquisa Search
Notícias
Nota da conferência de 19 de novembro: História colaborativa? A Construção de um Atlas Digital para a América Lusa

 

 

História colaborativa? A Construção de um Atlas Digital para a América Lusa
Nota da Conferência
 
Em nome do Presidente do IICT, Jorge Braga de Macedo, Ana Cannas, Directora do AHU, abriu a sessão, dando as boas vindas aos presentes e cumprimentando, em especial, o conferencista, Tiago Luís Gil, da Universidade de Brasília, e a comentadora, Ana Cristina Nogueira da Silva, da Universidade Nova de Lisboa.
 
Nos últimos anos tem-se vulgarizado o uso de plataformas digitais para a construção de instrumentos de pesquisa que, ao mesmo tempo, oferecem novas possibilidades de aprofundamento da investigação pela capacidade que apresentam de cruzamento de dados de proveniência diversa, e permitem ampliar a difusão dos conhecimentos produzidos para públicos cada vez mais vastos.
 
Nesta conferência, Tiago Luís Gil, fez a apresentação do projecto Atlas Digital da América Lusa, relativo ao Brasil colonial e de que é coordenador. Sediado no Laboratório de Experimentação em História Social da Universidade de Brasília, o Atlas Digital da América Lusa foi construído a partir do software I3Geo, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Trata-se de uma plataforma digital que associa uma enciclopédia a um mapa - segundo os modelos Google maps e Wikimedia - e que oferece uma visualização do crescimento urbano e populacional no Brasil, entre 1500 e 1808. Concebido como um instrumento em actualização permanente, este Atlas Digital permite trabalhar em escalas diferenciadas, ajustando dados e análises estatísticas, na diacronia, para uma região ou aglomerado populacional determinado. Ele oferece, ao mesmo tempo, um espaço para a incorporação de dados e informações provenientes de investigações em curso, através de um sistema complexo que garante a validação da informação que é incorporada. Trata-se, por isso, de uma experiência particularmente rica e complexa de história colaborativa que se desenvolve através da contribuição aberta de investigadores de múltiplas áreas do saber, que veiculam para o sistema informações produzidas nos seus trabalhos, e que beneficiam, em simultâneo, de um enorme banco de dados e dos cruzamentos vários que ele permite.
 
Na sua apresentação, Tiago Luís Gil, apresentou de forma sumária o modelo de funcionamento do projecto, desde a concepção das ferramentas digitais que fazem a gestão do sistema, até à constituição e organização da equipa de trabalho, e reflectiu sobre alguns dos desafios e problemas que se colocam no seu desenvolvimento. Neste particular, aquele investigador salientou, designadamente, o risco do anacronismo, sempre presente no trabalho do historiador, as dificuldades em representar dados cronológicos que apresentam um grau apreciável de imprecisão, e os problemas colocados pelo predomínio do plano euclidiano na representação do espaço.
 
No seu comentário, Ana Cristina Nogueira da Silva destacou o carácter inovador deste projecto, salientando, do mesmo passo, a complexidade da sua gestão e os problemas conceptuais que ele suscita. Neste particular, aquela investigadora criticou uma certa tendência para naturalizar o espaço, esquecendo-se que essa categoria é sempre socialmente construída. Nesta linha, Ana Cristina Nogueira da Silva equacionou o modo como um sistema desta natureza pode incorporar e conviver com as noções de espaço das sociedades ameríndias.
 
No final gerou-se um debate animado durante o qual o conferencista, Tiago Luís Gil, e a comentadora, Ana Cristina Nogueira da Silva, responderam a questões suscitadas pelo público que assistiu à conferência.
2014-01-19
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt