Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
24 de Abril de 2017
 
Pesquisa Search
Notícias
Conferência: Os tentáculos através do Atlântico: acção da Inquisição de Lisboa na Baía setecentista.

 

 VIII ciclo conferências 

 
Conferência: Os tentáculos através do Atlântico: acção da Inquisição de Lisboa na Baía setecentista.
 
25 de Novembro: pelas 17.30 horas.
 
Conferencista: Grayce Mayre Bonfim Souza (Universidade Estadual do Sudoeste da Baía.
 
Comentadora: Maria de Deus Manso (Universidade de Évora).
 
 
 “Planta, e fachada da Caza da Moeda da Cidade da Bahia”
 
“Planta, e fachada da Caza da Moeda da Cidade da Bahia”, 1754
Arquivo Histórico Ultramarino, Cartografia Manuscrita
 
O objectivo desta conferência é apresentar algumas considerações acerca do ofício, actuação e importância dos agentes do Santo Ofício português, sobretudo os comissários, que desempenharam funções na Baía, no século XVIII, bem como investigar aspectos relativos às suas origens socioeconómicas e privilégios auferidos pelo exercício desses cargos e às relações estabelecidas com os inquisidores do tribunal lisboeta ao qual estavam subordinados. Estes agentes eclesiásticos eram também responsáveis pelo controle da moral e dos costumes da população colonial, e a sua actuação é peça importante para compreender a política de territorialização dos tribunais, pois eram homens que desempenhavam um leque muito diverso de funções, a saber, reconheciam denúncias, ouviam testemunhas, faziam devassas, cumpriam mandados de prisão, controlavam a entrada de livros nos portos e vigiavam o comportamento dos familiares.             
 
Grayce Mayre Bonfim Souza Professora adjunta da Área de História Moderna do Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Baía (UESB). Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora pela Universidade Federal da Baía. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Documentação Inquisitorial, registado no CNPq. É autora do livro Para Remédio das Almas: Comissários Qualificadores e Notários da Inquisição Portuguesa na Bahia Colonial (Edições Uesb/Fapesb, 2014), além de outras publicações.
 
Sala do Brasil (AHU),Calçada da Boa-Hora, nº 30, Lisboa
Informações: ahu@iict.pt tel.: 213616330

 

2014-11-12
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt