Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
29 de Maio de 2017
 
Pesquisa Search
Notícias
Conferência: Os sertões do Brasil no século XVIII: conquistadores, contratadores e comerciantes, nas capitanias da Baía e de Minas Gerais

 banner ciencia tropicos

 

Conferência: Os sertões do Brasil no século XVIII: conquistadores, contratadores e comerciantes, nas capitanias da Baía e de Minas Gerais
 

29 de Janeiro de 2015, pelas 17:30 horas

 

Conferencista: Isnara Pereira Ivo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 

Comentador: Ângela Domingues, Centro de História, IICT

 

conf AHU 29jan
 
Roteiro cosmografico, …das duas pedreiras de Salitre já descobertas
Arquivo Histórico Ultramarino, Cartografia Manuscrita

 
Pretende-se mostrar como os sertões do Brasil, especialmente o Sertão da Ressaca, na Baía, e o Sertão do norte de Minas Gerais estenderam as suas fronteiras rurais e urbanas mediante as actividades de comércio e de mineração. As pequenas vilas e arraiais destes sertões tornaram-se importantes entrepostos comerciais que administravam o dilatado comércio colonial pelos interiores do Brasil. Igualmente, as atividades de mineração, de pesca e de agricultura de subsistência foram responsáveis pelas ligações estabelecidas entre os interiores do Brasil e o seu extenso litoral.
 
Isnara Pereira Ivo: Mestre e Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Titular no Departamento de História e no Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Dirige o Laboratório de Estudos da Escravidão e das Mestiçagens – Uesb da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno – CEPAMM – UFMG  e do Grupo de Pesquisa CNPq-UFMG Escravidão, mestiçagem, trânsito de culturas e globalização - séculos XV a XIX. Coordenadora da Rede de Grupo de Pesquisa Escravidão e Mestiçagens. Líder do Grupo de Pesquisa Escravidão e Mestiçagens: Escravidão, comércio e trânsitos culturais nos sertões da Bahia e de Minas Gerais. Século XVIII – CNPq-Fapesb-Uesb. Tem-se dedicado aos estudos relativos à história dos sertões, da escravidão e das mestiçagens no Brasil. É autora dos livros: Homens de caminho: trânsitos culturais, comércio e cores nos sertões da América portuguesa. Século XVIII (Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2012) e O anjo da morte contra o Santo Lenho: poder, vingança e cotidiano no sertão da Bahia (1.ª ed., Vitória da Conquista: Edições UESB, 2004; 2.ª ed. em preparação). Organizou com E. França Paiva e M. Amantino, Escravidão e mestiçagens: ambientes, paisagens e espaços (S. Paulo: Annablume/PPGH-UFMG, 2011); com Eduardo França Paiva e Ilton César Martins, Escravidão e Mestiçagens: populações e identidades culturais (B. Horizonte/S. Paulo/V. Conquista: Annablume/PPGH-UFMG/Edições Uesb, 2010); com Eduardo França Paiva, Escravidão, mestiçagem e histórias comparadas (S. Paulo: Annablume, 2008) e Religiões e Religiosidades: Escravidão e mestiçagens (em preparação).
 
Sala do Brasil (AHU),Calçada da Boa-Hora, nº 30, Lisboa
Informações: ahu@iict.pt tel.: 213616330

 

2015-01-14
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt