Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
16 de Novembro de 2018
Pesquisa Search
Notícias / IICT e Imprensa
Lançamento do livro NOVE ENSAIOS NA TRADIÇÃO DE JORGE BORGES DE MACEDO

Capa do Livro «9 Ensaios na Tradição de Jorge Borges de Macedo»

 

FICHA TÉCNICA


Colecção: História e Actualidade


Título: Nove Ensaios na tradição de Jorge Borges de Macedo


Autores: Jorge Braga de Macedo
               Luciano Amaral, 
               Álvaro Ferreira da Silva
               António Castro Henriques


Preço: 16 €
 

Nº páginas: 314


Data de Lançamento: 18 Março 2009, 15:00


Local: Rua da Academia das Ciências, nº 19

1249-122 Lisboa,

 

Telefone: 213 219 730


ISBN: 978-972-672-981-5


Código de Barras: 9789726729815
 

 

O livro Nove Ensaios na Tradição de Jorge Borges de Macedo será apresentado pelos Prof. Doutores Luís Aires de Barros e António Dias Farinha por ocasião da sessão conjunta das classes de ciências e letras da Academia das Ciências de Lisboa de 18 de Março de 2009 (data em que passam 12 anos sobre a morte do homenageado) com início às 15:00.
 

Nas contribuições reunidas neste livro, uma trintena de historiadores, economistas e outros cientistas sociais relacionam desenvolvimento económico, regime político e ordem global no caso português.
 

A tradição de Jorge Borges de Macedo (1921-1996) configura-se através de três linhas de força: primeiro, as interpretações que propôs sobre a evolução da economia portuguesa, sobretudo no longo século XVIII, que terminaria com a implantação do liberalismo; segundo, a sua perspectiva metodológica e teórica sobre a história; terceiro, a história baseada numa perspectiva globalizante e numa visão de longo prazo. Transparece nos testemunhos a relevância do seu ensino para a Faculdade de Letras, o antigo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras e a Universidade Católica Portuguesa. A apresentação intitula-se Saber continuar, lema usado nas três obras referenciadas na capa, organizadas pelo filho do homenageado, que dirige as instituições científicas que promoveram esta publicação IICT- Saber Tropical e CG&G/FEUNL. A contracapa reproduz um desenho da neta Ana que alude ao fascínio do avô pelos mochos.
 

O livro está organizado em três partes. Na parte I, referente a um seminário na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, os três primeiros ensaios tratam do pensamento económico, da estrutura do comércio externo e das remessas de ouro no século XVIII português. Seguem-se dois ensaios em inglês sobre a transição para o liberalismo em Portugal e a interacção das instituições e do desenvolvimento económico, numa óptica interdisciplinar. O sexto ensaio integra a vaga actual de globalização numa perspectiva de longa duração e procura encontrar na evolução histórica sinais para desenhar a melhor estratégia de actuação face aos desafios que suscita. A parte II, sobre Portugal liberal, inclui ensaios sobre a visão do homenageado acerca de Europa e identidade nacional e das implicações da cultura política liberal para o anticlericalismo. O oitavo ensaio defende que, antes da primeira vaga da globalização, estiveram asseguradas regras limitando o arbítrio dos monarcas portugueses tanto para cobrar impostos quanto para quebrar o valor da moeda, ou seja uma constituição fiscal. Na parte III, António Castro Henriques, neto e historiador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa editou os debates.
 

2009-03-16
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt