Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
26 de Abril de 2017
Pesquisa Search
Unidade de Veterinária e Zootecnia

ApresentaçãoEquipa | Parceiros | Notícias | Programas Desenvolvimento Publicações | Contactos

 

Unidade de Investigação (UI) constituída em 1983 sob orientação do Prof. Doutor António Martins Mendes, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. O objectivo dos trabalhos da UI concentra-se em projectos de investigação, de capacitação e de desenvolvimento no âmbito da saúde e da produção animal em regiões tropicais, com prioridade para os países Africanos de língua portuguesa (PALOPs).


Na área da Produção Animal os trabalhos incluem a identificação de características genéticas e funcionais da adaptação animal e vegetal a condições stress ambiental de subnutrição e desidratação sazonal, no âmbito da produção de carne, de leite e de pastagens, com recurso a estudos de proteómica, e genómica (micro arrays e RT PCR);
Na área Saúde Animal os trabalhos desenvolvem-se em torno da peste suína africana e da besnoitiose bovina, designadamente sobre a interacção entre o agente patogénico e o hospedeiro, procurando contribuir para melhorar os métodos de diagnóstico e, no futuro, para o desenvolvimento de estratégias vacinais e terapêuticas.
Na área do Desenvolvimento, as actividades incluem projectos de experimentação e de fomento pecuário e formação profissional agrária em Angola, Guiné Bissau e Moçambique em colaboração com instituições locais e ONG(s).

Palavras-chave: restrição alimentar; stress ambiental; plantas; fisiologia; proteómica; genómica; Infecção; resposta imunitária; diagnóstico; peste suína africana; besnoitiose bovina

© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt