Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
26 de Junho de 2017
Pesquisa Search
Plantas e Ambiente
2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 
Apresentação | Equipa | Parceiros | Financiamento | Lista de Actividades |  Projectos(IICT coordenador) |  Projectos(IICT participante) |  Outros Indicadores | Outras Actividades | Lista de Publicações | Formação e Capacitação | Missões de Serviço | Formação Recebida |  Ir para páginas da unidade

Ano:  2010

Departamento: Ciências Naturais
Unidade : Centro de Ecofisiologia, Bioquímica e Biotecnologia Vegetal (ECO-BIO)
Responsável: José Cochicho Ramalho (Inv. Aux.c/ Habilitação) / Ana Ribeiro (Inv. Aux.c/ Habilitação)

Morada: 1) Quinta do Marquês, Av. da República, 2784-505 Oeiras

Contactos: : Telf. 21 4544682/5/7

                      Fax: 21 4544689

                      E-mail: eco-bio@iict.pt

Apresentação:

 

De uma forma geral os objectivos previstos foram alcançados (consultar fichas de actividade) e mesmo superados em diversos casos, destacando-se o número de projectos e bolsas em curso, assim como o número de publicações produzidas:

 

1. Principais actividades de colaboração com países da CPLP em 2010:

- Brasil:

Continuação dos trabalhos no âmbito dos projectos sobre a importante cultura tropical do café, considerando as implicações da exposição ao frio e a caracterização e reastreabilidade geográfica da produção de café; estabelecimento de uma colaboração com a Universidade Federal de Lavras (Prof. Flávio Borém) para investigação em qualidade pós-colheita de café; submissão de candidaturas a diferentes fontes de financiamento externo, de forma a permitir a continuidade das colaborações iniciadas.

 

- Moçambique:

Assessoria e participação em projectos de investigação científica e de desenvolvimento; capacitação de recursos humanos; docência; participação nas comissões instaladoras do Mestrado em Biotecnologia da UEM e do Programa Nacional de Biotecnologia de Moçambique; preparação dos termos de referência dos novos protocolos de colaboração com o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) e com o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Etnobotânica (CIDE); submissão de candidaturas a diferentes fontes de financiamento externo.

 

- Angola:

Assessoria Técnica ao "Projecto de Apoio ao Programa de Desenvolvimento Agrícola e Rural", CENTROP (ISA), MINADER (Angola).

Preparação dos termos de referência e do protocolo de cooperação entre o IICT e o Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) da República de Angola  (Assinado em Agosto de 2010); estabelecimento de uma colaboração com o CNIC e a Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, para elaboração de um projecto de investigação para caracterização de germoplasma de feijão com vista a selecção para adaptação a temperaturas elevadas/alterações climáticas.

 

Foi ainda implentada uma Plataforma de Biotecnologia de Plantas para a CPLP, que envolve 8 instituições portuguesas. Esta Plataforma visa fomentar a investigação e a formação avançada em Biotecnologia de Plantas associada a estudos sobre Ambiente, Biodiversidade, Etnobotânica e Segurança Alimentar dentro do espaço CPLP. As acções a desenvover incluem a mobilidade de formadores, formandos e investigadores e o estabelecimento de colaborações científicas.

 

2. Publicações mais relevantes (publicadas ou em publicação):

a) livros, capitulos de livros e artigos científicos em revistas com revisor internacionais: 15

b) em livros de actas: 1

c) resumos e comunicações orais: 33 (11 dos quais em avaliação para publicação em Livro de Actas)

 

3. Projectos/acções e bolsas/estágios em curso em 2010:

Durante este ano o Centro esteve envolvido em 19 projectos e acções de investigação. Entre eles destacam-se o desenvolvimento de projectos com âmbito predominantemente aplicado nas áreas ambiental (Casuarina glauca), de biodiversidade (Miombo), de produtividade (Coffea sp., Jatropha curcas, Triticum sp.), de desenvolvimento rural (Malanje, Angola), ou mais fundamentais (Supercomplexos da cadeia respiratória e Transportadores de Sódio), dos quais uma descrição mais detalhada pode ser encontrada nas secções sobre Actividades e Projectos deste relatório. Nestas actividades foi dada formação/capacitação (e contado com a sua importante colaboração) a um número significativo de bolseiros (2 BPD, 5 BD, 2 BI, 3 BII) e estagiários (em número global de 12), com diferentes tempos de permanência no Centro.

 

4. Participação em actividades junto da sociedade civil:

Realização de:

- 2 cursos científicos de Verão (no âmbito do Programa Ciência Viva);

- Participação na Noite Europeia dos Investigadores e na Semana da C&T

- Acolhimento de 6 alunos da Casa Pia de Lisboa para formação no âmbito de formação em contexto de trabalho, do Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial.

 

 

 

Palavras-chave:  biocombustíveis, bioenergética, biologia molecular, bioquímica, biotecnologia, cadeia respiratória, cafeeiro, fisiologia, fitopatologia, fixação simbiótica de azoto, fotossíntese, genómica funcional, Neisseria meningitidis, proteómica, recursos genéticos, relações planta-ambiente, solos ácidos, stress biótico, stress abiótico, supercomplexos, tecnologia pós-colheita, transportadores de sódio, toxicidade de alumínio.

© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt