Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
28 de Junho de 2017
 
Pesquisa Search
Apresentação

O Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Global (DES) alargou as actividades do Centro de Socioeconomia (CSE), criado pela lei orgânica de 1983 para suceder à Missão de Estudos do Rendimento Nacional do Ultramar (MERNU), criada pela Portaria n.º 17658 de 2 de Abril de 1960. Quando o único director da MERNU, Vasco Nunes Pereira Fortuna se aposentou de professor catedrático do Instituto Superior de Ciência Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, foi convidado para director do CSE um professor associado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, nos termos de um protocolo assinado em 8 de Outubro de 1980 pelo Reitor e o Presidente da ex-Junta de Investigações Científicas do Ultramar.


Recém-chegado dos Estados Unidos, onde ensinava no Departamento de Economia e na Escola de Administração Pública e de Assuntos Internacionais da Universidade de Princeton, Jorge Braga de Macedo tomou posse a 23 de Outubro de 1985, e dedicou o CSE a actividades de investigação na área das ciências sociais, especialmente da macroeconomia, das finanças internacionais e do desenvolvimento.


Através de projectos articulados com a Comissão das Comunidades Lusófonas da Sociedade de Geografia de Lisboa e outras instituições nacionais e estrangeiras, o CSE pretendeu contribuir para conceber e apoiar a concretização de uma política económica externa virada para os objectivos complementares da Europa e da lusofonia. São-lhe ainda reconhecidas acções de promoção do associativismo empresarial em países lusófonos.

  1. O apoio à criação da ELO- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e a Cooperação em 1986-87.
  2. A participação em nome do IICT no Conselho de Curadores da Fundação Portugal África desde 1996.
  3. O apoio às acções sobre política da água do Forum Portugal Global (FPG) em 1997.
  4. O ponto de situação sobre “Memórias Comuns e seu Impacto: do sistema colonial à comunidade lusófona” reproduzido em anexo.
  5. O projecto piloto de parcerias público-privadas para o desenvolvimento sobre Moçambique patrocinado pelo Centro de Desenvolvimento da OCDE, que culminou com uma conferência em Maputo a 1 de Outubro de 2002 e deu lugar a um relatório final em português em 2003
  6. As apresentação na VIII e IX Reuniões Ordinárias do Conselho de Ministros da CPLP realizadas em Coimbra em 17 e 18 de Julho de 2003 e em São Tomé em 25 de Julho de 2004, esta última já enquanto Presidente do IICT e depois da assinatura do protocolo de cooperação de 10 de Março.

Como a experiência do CSE mostrou que o domínio da análise económica ajuda a prosseguir os estudos interdisciplinares sobre desenvolvimento africano, sucedeu-lhe naturalmente o DES em 2004 - quando foi introduzida a gestão flexível no IICT. O princípio de aliar centros interdisciplinares aos dois departamentos científicos criados na lei orgânica de 2003 foi completado pela delegação dessa competência ao dirigente máximo da instituição. À matriz original do CSE acresceu então a geo-informação, que descende directamente da actividade nuclear da Comissão de Cartografia, e outras investigações referentes à sociedades no desenvolvimente, no domínio da agronomia, da antropologia e da saúde e nutrição. Assim o programa interdisciplinar está dividido em três unidades funcionais, uma referente a “práticas políticas e governação” que mantém o acrónimo DES, outra centro de geoinformação para o desenvolvimento, cuja sigla é GEO-DES e uma unidade designada por SOC-DES.

© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt