Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
27 de Maio de 2017
 
Pesquisa Search
Apresentação

 Centro de História

 

Criado em 2009, o Centro de História desenvolve linhas de investigação interdisciplinar no âmbito dos processos de interacção desencadeados pela Expansão Europeia, em especial nas áreas de presença portuguesa (saiba mais).

 

 

 

 

SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS EM SOCIEDADES TROPICAIS

 

 
Imbondeiro - promontório de Goméne, Moçambique. ACR 1983Linha de investigação interdepartamental (Depto. de Ciências Humanas, Depto de Ciências Naturais e Programa de Desenvolvimento Global) centrada no estudo e divulgação de saberes e práticas tradicionais em sociedades tropicais.  No decurso deste ano, e no âmbito das comemorações dos 125 anos de Saber Tropical, propõe-se  realizar um conjunto de eventos centrados na temática das plantas medicinais e das práticas fitoterapêuticas, de entre os quais se destacam uma exposição e um ciclo de conferênciasworkshop subordinados ao tema Plantas Medicinais e Práticas Fitoterapêuticas nos Trópicos. 

 

  

 ESPAÇO ATLÂNTICO

 

 

 

Espaço Atlântico do Antigo Regime

 

Linha de investigação que pretende contribuir para clarificar a complexidade de processos transcontinentais que modificaram, de forma profunda e definitiva, os indivíduos, as nações e as sociedades que neles tomaram parte. Durante largo período de tempo, o oceano Atlântico uniu três continentes - a América, a Europa e a África -, permitindo a circulação de pessoas, produtos, capitais, serviços e ideias e dando origem a uma economia triangular que definiu os seus vértices nos reinos europeus, nas colónias americanas e nos portos negreiros. Foi ainda por este oceano que se estabeleceram as ligações entre a Europa e o Oriente, através da navegação articulada com outro oceano, o Índico.

 

 

 

 Activ.Espaço Atlântico

Planta de Santo António - Ilha do Príncipe, 1754

AHU, Cart.ms174 

 

 Projecto "A pequena nobreza e a 'nobreza da terra' na construção do Império: os arquipélagos atlânticos (séculos XV a XVII)"- parceria IICT/CHAM/DGARQ

 

Projecto que pretende estabelecer estudos comparativos entre as sociedades insulares da Madeira, Açores, Cabo Verde e São Tomé. O projecto incide na análise de como a pequena nobreza insular adquire estado que permita reafirmar socialmente a sua honra de origem, através do domínio sobre a terra, controlo dos poderes concelhios e actividade comercial. Esta constatação obrigará a reanalisar a relação entre "comerciantes" e "nobres".

 

 

  

 

MISSÕES CIENTÍFICAS

 

Tratamento e estudo de materiais recolhidos pelas Missões Antropológicas de Moçambique (MAM), Angola (MAA) e Timor (MAT)

Inventário, organização e estudo dos espólios das MAA, MAM, e MAT de forma a promover o acesso ao património do IICT. A estruturação e desenvolvimento de bases de dados temáticas (documentação e iconografia) bem como a digitalização do material fotográfico permitirá a disponibilização deste património dando resposta a um dos dois compromissos assumidos pelo IICT junto da CPLP.

 

(Vd. Informação suplementar em Notícias do Departamento de 12.09.2007)

 

Soares de Castro e a curandeira de Inhaminga, Moçambique

Brigada do Vale do Zambeze, 1945

© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt