Centro de História
Criado em 2009, o Centro de História desenvolve linhas de investigação interdisciplinar no âmbito dos processos de interacção desencadeados pela Expansão Europeia, em especial nas áreas de presença portuguesa (saiba mais).
SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS EM SOCIEDADES TROPICAIS
Linha de investigação interdepartamental (Depto. de Ciências Humanas, Depto de Ciências Naturais e Programa de Desenvolvimento Global) centrada no estudo e divulgação de saberes e práticas tradicionais em sociedades tropicais. No decurso deste ano, e no âmbito das comemorações dos 125 anos de Saber Tropical, propõe-se realizar um conjunto de eventos centrados na temática das plantas medicinais e das práticas fitoterapêuticas, de entre os quais se destacam uma exposição e um ciclo de conferências e workshop subordinados ao tema Plantas Medicinais e Práticas Fitoterapêuticas nos Trópicos.
ESPAÇO ATLÂNTICO
Espaço Atlântico do Antigo Regime
Linha de investigação que pretende contribuir para clarificar a complexidade de processos transcontinentais que modificaram, de forma profunda e definitiva, os indivíduos, as nações e as sociedades que neles tomaram parte. Durante largo período de tempo, o oceano Atlântico uniu três continentes - a América, a Europa e a África -, permitindo a circulação de pessoas, produtos, capitais, serviços e ideias e dando origem a uma economia triangular que definiu os seus vértices nos reinos europeus, nas colónias americanas e nos portos negreiros. Foi ainda por este oceano que se estabeleceram as ligações entre a Europa e o Oriente, através da navegação articulada com outro oceano, o Índico.
| Planta de Santo António - Ilha do Príncipe, 1754 AHU, Cart.ms174 |
Projecto "A pequena nobreza e a 'nobreza da terra' na construção do Império: os arquipélagos atlânticos (séculos XV a XVII)"- parceria IICT/CHAM/DGARQ
Projecto que pretende estabelecer estudos comparativos entre as sociedades insulares da Madeira, Açores, Cabo Verde e São Tomé. O projecto incide na análise de como a pequena nobreza insular adquire estado que permita reafirmar socialmente a sua honra de origem, através do domínio sobre a terra, controlo dos poderes concelhios e actividade comercial. Esta constatação obrigará a reanalisar a relação entre "comerciantes" e "nobres".
MISSÕES CIENTÍFICAS
| |
Tratamento e estudo de materiais recolhidos pelas Missões Antropológicas de Moçambique (MAM), Angola (MAA) e Timor (MAT)
(Vd. Informação suplementar em Notícias do Departamento de 12.09.2007) |
Soares de Castro e a curandeira de Inhaminga, Moçambique Brigada do Vale do Zambeze, 1945 |