Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
29 de Maio de 2017
 
Pesquisa Search

 

 

Título de Projecto

REGROWTH-BR Detecção Remota de Regeneração de Florestas Tropicais no Brasil:
Cartografia e Estimativa de Parâmetros Biofísicos

 

Palavras-Chave

 

Regeneração de floresta tropical / Detecção remota
Parâmetros biofísicos / Amazónia Legal Brasileira

 

 

Data Início: 01.04.2011Duração: 36 mesesFinanciamento: FCT/MEC

 

INSTITUIÇÕES:

CoordenadoraInstituto de Investigação Científica Tropical (IICT)
ParticipantesInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil (INPE/MCT)
Instituto Superior de Agronomia (ISA/UTL)
ConsultoresAberystwyth University, Institute of Geography & Earth Sciences (Reino Unido)

 

 

SUMÁRIO
 

A Amazónia Legal Brasileira (ALB) abrange uma área de ~5.000.000 km2, ocupada sobretudo por floresta tropical. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, Brasil) realiza anualmente, desde 1988, a cartografia das zonas desflorestadas usando dados de detecção remota (DR). Actualmente, a maior parte da área desflorestada (~700,000 km2, até 2008) encontra-se ocupada por uso agrícola. Contudo, ~35% dessa área foi abandonada, permitindo a regeneração de floresta secundária. A identificação da localização e extensão das zonas de regeneração é importante, devido à sua capacidade para sequestrar carbono, bem como recuperar biodiversidade. O Protocolo de Quioto da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, (UNFCCC) realça também a importância da monitorização da regeneração de floresta, através do estabelecimento de requisitos para contabilização do carbono armazenado na vegetação.


Neste projecto serão testadas diversas hipóteses relacionadas com o desenvolvimento de metodologias que utilizem uma combinação de dados de DR para cartografar e estimar vários parâmetros biofísicos (e.g., biomassa) de regeneração de floresta tropical, com o objectivo de entender o impacto do historial de uso do solo na capacidade da regeneração recuperar biomassa.

 

O principal objectivo do projecto é a compreensão que os impactes das actividades conducentes à desflorestação têm no potencial da regeneração de floresta tropical recuperar biomassa, apoiando assim na tomada de decisão referente a tratados e convenções nacionais e internacionais relacionados com alterações climáticas (e.g., UNFCCC).


© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt