Bem-vindo à página oficial do IICT

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
29 de Maio de 2017
 
Pesquisa Search
Notícias
Arquivos dos Dembos aceites no Registo da Memória do Mundo da UNESCO
Dembos
Certificado Registo da Memória do Mundo da UNESCO

Os Arquivos dos Dembos foram aceites no Registo da Memória do Mundo da UNESCO, conforme comunicou ao Presidente do IICT o Embaixador Fernando Andresen de Guimarães, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.


A proposta, apresentada por Angola, através do Arquivo Nacional, e por Portugal, através do IICT/AHU, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da DGARQ, contempla correspondência datada de finais do séc. XVII até inícios do séc. XX entre, por um lado, autoridades locais africanas da região dos Dembos no Norte de Angola e, por outro, autoridades coloniais portuguesas em Angola. Inclui também correspondência que aquelas autoridades africanas trocaram entre si e com o Rei do Congo. Estes documentos têm a singularidade de reflectirem a apropriação da escrita, por povos africanos do grupo mbundu com uma tradição oral kimbundu, através da língua portuguesa.

 

   

dembos_int_cx 1doc 52fdembos_int_cx 1doc 94f
Carta de António Gomes Monteiro para o D. Sebastião Francisco Cheque, Dembo do Estado Caculo Cacahenda, [final séc. XIX]. AHU, Arquivos dos Dembos.Carta de António da Costa Landeira para D. Francisco João Sebastião Cheque, Dembo Caculo Cacahenda, 11de Julho de 1868. AHU, Arquivos dos Dembos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2011-09-27
© 2007 IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, n.º 86 - 1º, 1300-344 Lisboa | Tel: 21 361 63 40 | Fax: 21 363 14 60 | email: iict@iict.pt